WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Você conhece todos os tipos de massagens?

Define-se a massagem como uma compressão rítmica, usando técnicas específicas no músculo, para que se obtenham efeitos terapêuticos ou estéticos

Você conhece todos os tipos de massagens?   Artigos Cursos CPT

 

Massagem quer dizer amassamento com as mãos. Envolve um conjunto de manobras técnicas que, deslizadas de forma correta sobre um músculo, proporcionam relaxamento, alívio de dores e reabilitação de tecidos, de forma curativa ou apenas paliativa. Conforme Beard (1952), massagem é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo, sendo tais movimentos mais eficazes, se aplicados com as mãos e administrados com o propósito de produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e também linfático.

“Define-se a massagem como uma compressão rítmica, usando técnicas específicas no músculo, para que se obtenham efeitos terapêuticos ou estéticos. Essas técnicas variam de acordo com o tratamento a ser ministrado e o local de aplicação”, afirma Gislene de Oliveira Alves, professora do Curso a Distância CPT Massagem Relaxante e Terapia com Pedras Quentes, em Livro+DVD e Curso Online.

Tipos de massagens


Existem várias técnicas de massagem utilizadas em todo o mundo, para diversos tratamentos, mas podemos classificar massagem como:
I- Terapêutica: tratamento de dores e disfunções
II- Preventiva: relaxamento, manutenção etc.
III- Desportiva: aquecimento, relaxamento, recuperação
IV- Estética: embelezamento, modelagem, drenagem etc.

Basicamente, a definição de tipos de massagem compreende essas quatro modalidades, porém, dentro dessas técnicas diversas, outras surgem com diferentes métodos de aplicação. Vejamos algumas a seguir:

- Massagem modeladora: Constituem em movimentos rápidos, ritmados para estimular a circulação sanguínea e tonificar a musculatura. Combate a gordura localizada, celulite e reduz medidas.

- Drenagem linfática: é a drenagem do sistema linfático, a fim de eliminar toxinas do organismo. Promove emagrecimento, diminuição de edemas e age na prevenção de celulites.

- Suchô: atua de forma relaxante, utilizando cristais no desbloqueio energético. Origina-se da Coreia onde acreditam que seu poder curativo, através dos cristais, elimina dores e distúrbios emocionais.

- Reiki: “Energia Vital Universal” Originário do Tibete, o Reiki é a cura através da imposição das mãos que buscam na energia universal o equilíbrio orgânico e mental, elevando harmoniosamente o corpo, promovendo relaxamento profundo.

- Shiatsu: nessa técnica, os dedos são pressionados em pontos chamados meridianos, promovendo equilíbrio e relaxamento. Os meridianos são os mesmos pontos usados pela acupuntura. Indicada para alívio de dores e tensões musculares.

- Anmá-mé: precursora do Shiatsu, a Anmá-mé existe há milhares de anos. Inclui à pressão o amassamento e o deslizamento. Eficaz na tonificação, nutrição e no relaxamento da musculatura.

- Massagem corretiva: essa terapia normalmente usada por profissionais da área de saúde, a exemplo dos fisioterapeutas, tem como finalidade trabalhar estruturas osteomusculares do corpo, reequilibrando a musculatura anatomicamente.

- Quick Massage: utilizando cadeiras de massagens, a quick massage utiliza técnicas de shiatsu e de anmá-mé, promovendo relaxamento instantâneo. Feita em 15 minutos.

- Reflexologia: os pontos dos pés determinam o bom funcionamento de todos os nossos órgãos. Essa massagem consiste em pressionar ponto a ponto resultando equilíbrio e relaxamento.

- Biomecânica da coluna vertebral: também realizada por profissionais como fisioterapeutas, essa massagem corrige desvios posturais, desbloqueando articulações.

- Desportiva: massagem de estímulos musculares. Promove alongamento, fortalece os músculos e os restabelece, quando cansados, após esforço físico.

- Quiropraxia: também realizada por profissionais da área, age sobre os ossos, tendões, cartilagens, articulações, promove relaxamento dos músculos agindo na circulação sanguínea.

- Bioenergética: massagem antidepressiva, estabiliza o sistema nervoso central, acalma e energiza o organismo.

- Ayurvédica: massagem altamente revigorante e relaxante, indicada pré e pós-cirurgia. Técnica que utiliza pés e cotovelos além das mãos.

- Sueca: massagem desintoxicante, hidratante, de rejuvenescimento da pele. Oxigena as células.

- Cristaloterapia: técnica usada com cristais e pedras preciosas, seu objetivo central é a reorganização dos chákras, energizando e proporcionando equilíbrio, tranquilidade e bem-estar.

- Quiromassagem: “O império das mãos”. Técnica de massagem com as mãos, relaxante e revigorante, controla estresse, alivia tensões e dores, contribui significativamente a sua saúde.

- Shantala: massagem indiana para bebês a partir de seu primeiro mês de vida. Aplicada pela mãe ou pelo pai (alguém próximo ao bebê). Descoberta quando Frédérick Leboyer, médico francês, de passagem pela Índia, vislumbrou uma mulher massageando seu bebê numa calçada pública em Calcutá. Seu nome era Shantala, por isso a denominação da massagem.

Existem várias outras terapias, com diferentes técnicas e denominações.

Quer saber mais sobre esse Curso do CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Estética e Beleza.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Helena Soares de Almeida severino

6 de out de 2020

Quero aprender as técnicas e tudo que envolve a massagem

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de out de 2020

Olá Helena,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O CPT disponibiliza na área em questão alguns cursos que podem auxiliar.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Rosemeire Costa da Silva Meire

1 de nov de 2019

Gostaria de saber mais sobre os curso de massagens de vcs.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov de 2019

Olá,Rosemeire  

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

AUDIRLEI

28 de set de 2019

Quem dera se houvessem mais pessoas responsáveis que publicam conteúdo desse gabarito nas mídias. Parabéns! Excelente trabalho. Esclarecedor, didático e de muito bom gosto.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out de 2019

Olá Audirlei,

Agradecemos sua vista e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo. Sempre buscamos criar conteúdos relevantes e que sejam de fácil entendimento e compreesão para o público, os artigos são reflexo dos cursos. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os nossos cursos relacionados a massagens.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Daise Silva de Oliveira

16 de set de 2019

Muito bom!

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de set de 2019

Olá Deise Silva de Oliveira,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Que bom que gostou do conteúdo do nosso artigo, ficamos felizes em saber disso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos melhores e mais completos cursos sobre massagens.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Ingrid Jacobsohn

10 de ago de 2019

Gostaria de saber de uma massagem que põem no lugar, por exemplo, o ombro. Uma pessoa deslocou o ombro carregando um homem muito pesado.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de ago de 2019

Olá Ingrid Jacobsohn,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

No caso da pessoa ter deslocado o ombro, o mais indicado é procurar por um médico ou fisioterapeuta, para que o procedimento seja feito da melhor maneira possível, a fim de evitar maiores danos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!