WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tipos de pele: cuidados antes da maquiagem

É preciso que o maquiador nutra e hidrate a pele antes de trabalhá-la

 

Saber o tipo de pele é muito importante antes de maquiar

 Saber o tipo de pele é muito importante antes de maquiar

A palavra maquiagem vem do francês “maquillage” e significa pintar o rosto. No Brasil, alguns usam o termo maquilagem, outros usam maquiagem. Ambas são formas corretas. Já em Inglês dizemos “make-up”, termo inventado por um famoso maquiador chamado Max Factor, que significa fazer aparecer, valorizar, realçar, reconstruir. Portanto, make-up traduz a verdadeira finalidade da maquiagem, que é valorizar a imagem e não apenas pintar o rosto.

“A profissão de maquiador está ligada à estética e à autoestima das pessoas. Por isso, é uma profissão prazerosa, por realizar um desejo básico de todas elas: o de ficarem mais bonitas.”, afirma Juliana Paula Cardoso, professora do curso Profissional de Maquiagem, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Entretanto, além do talento natural que muitas pessoas têm para atuar no mercado da estética e beleza, é necessário desenvolver técnicas adequadas para ocupar-se como maquiador, conhecendo constantemente as novas tendências para o bom desempenho do seu trabalho. Além disso, ele pode atuar como autônomo (atendendo em domicílio) ou filiado a uma empresa (atendendo em salão de beleza).

 

Antes de maquiar, reconhecer os tipos de pele existentes é primordial, assim ele vai entender quais produtos são ideais para cada uma delas e irá executar bem o seu trabalho.

 

Tipos de pele e cuidados

 

PELE NORMAL

 

A pele normal tem textura suave, delicada e aparência saudável. Ela apresenta a firmeza e a elasticidade adequadas. As glândulas sebáceas produzem a quantidade certa de sebo que lubrifica a pele. Ela não é nem seca nem oleosa. Também, na pele normal, os poros são pequenos, finos e pouco visíveis. Além disso, é uma pele bonita, lisa e com brilho natural. Ela é clara e dificilmente desenvolve manchas e espinhas. Reflete boas condições de saúde e é sempre mais fácil de cuidar. É o tipo mais raro de se encontrar.

 

Cuidados

 

Nesse tipo de pele, convém evitar produtos que favoreçam ou desencadeiem o ressecamento, pois ela tem a tendência a ficar seca no inverno.

 

PELE OLEOSA

 

A pele oleosa é escorregadia ao tato e tem um aspecto brilhante, devido ao excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. É uma pele que tende a ter os poros dilatados, com grande tendência a acnes e comedões, que são aqueles pontos pretos.

 

Cuidados

 

Nesse tipo de pele, é fundamental uma limpeza caprichada antes de começar a prepará-la para a maquiagem. Use somente produtos para peles oleosas. Você pode aplicar o spray fixador de maquiagem, logo após a base e antes da maquiagem, para fechar ainda mais os poros dilatados e reter mais um pouco o suor. Assim a maquiagem dura mais. Quando a maquiagem estiver pronta, você deve aplicar novamente o spray fixador.

 

PELE SECA

 

A pele seca é pouco comum em climas tropicais. É seca, sem brilho, opaca, áspera, fina, sensível, possui tonalidade rosada e com pouca elasticidade. Ela tem tendência a se descamar. Nesse tipo de pele, as rugas e as linhas de expressão aparecem mais rapidamente que nos outros tipos. Ela é incapaz de reter umidade, produz pouco sebo pelas glândulas sebáceas e, por isso, tende a rachar com muita facilidade na época de frio, em contato com ar seco ou com o sol em excesso.

 

Cuidados

 

Esse tipo de pele precisa ser nutrida e hidratada o tempo todo para permanecer bonita. Principalmente antes da maquiagem, nunca use pó compacto nesse tipo de pele, pois resseca ainda mais. Na maquiagem para pele seca, é preciso adicionar o brilho ausente. Isso pode ser feito com a aplicação de produtos mais úmidos e produtos com efeito de brilho.

 

- O uso de um bom hidratante é essencial antes da maquiagem;

- Use somente produtos adequados para pele seca e a faixa etária da cliente;

- Escolha bases com filtro solar;

- Maquiagem com partículas de brilho (cintilantes) ajuda a devolver o aspecto de viço à pele;

- Não use produtos que não contêm óleo na composição (oilfree);

- Evite produtos que dão efeito sem brilho, pois acentua o aspecto seco da pele.

- Não use produtos com álcool, pois o álcool atrai a água das células para fora, desidratando ainda mais a pele.

 

A vantagem é que nesse tipo de pele a maquiagem dura mais, pois não há tanta transpiração.

 

PELE MISTA

 

A pele mista é a mais comum de se encontrar. Ela se apresenta com áreas oleosas na zona T, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo. Nas maçãs do rosto e ao redor dos olhos, a pele se apresenta um pouco mais seca. É um tipo de pele que facilmente descama com o frio e que pode apresentar alguns cravos nas regiões mais oleosas do rosto.

 

Cuidados

 

Você deve agir como faz nas peles oleosas na Zona T e conforme com pele normal, nas outras áreas do rosto.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Estética e Beleza.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!