
Apesar da existência de inúmeras clínicas de estética e de profissionais especializadas em depilação por todo o país, muitas mulheres ainda insistem em realizar o procedimento depilatório com cera em casa, feito por elas mesmas. Os motivos são os mais diversos, variando desde a questão de tempo até a ideia de economia, mas uma coisa é certa: não é aconselhável fazer a própria depilação com cera, e em casa, pois, além de estética trata-se também de uma questão de saúde. Muitas vezes, quando realizada de forma ineficiente, a depilação com cera, principalmente a cera quente, acarreta em algum tipo de transtorno e desconforto à pessoa e uma das principais consequências de uma depilação errada é o aparecimento de pelos encravados. Mas os problemas não param por aí, também ocorrerem, com grande frequência, queimaduras de pele, manchas na pele, arranquio de pele e sangramentos. Todos estes problemas podem ser facilmente evitados se a depilação for feito corretamente, por meio de um profissional capacitado.

Os pelos encravados são muito comuns em pessoas que fazem depilação, principalmente com cera, seja ela quente ou fria
Os pelos encravados
Os pelos encravados são muito comuns em pessoas que fazem depilação, principalmente com cera, quente ou fria, de forma incorreta, devido ao fato de os poros, por onde saía o pelo, ficarem obstruídos. O problema se agrava ainda mais se o pelo, ao crescer, não conseguir romper essa obstrução e seguir em sentido contrário ao esperado, ocasionando uma inflamação caracterizada por uma vermelhidão e inchaço no local. Para evitá-los, é muito importante fazer esfoliação da pele a cada quinze dias, e também utilizar sabonetes líquidos livres de óleo mineral ou derivados de petróleo.
A esfoliação
A esfoliação é a maneira de realizar um peeling mecânico, retirando todas as células mortas que se formam diariamente, impedindo a pele de apresentar aparência sedosa, limpa e viçosa. A esfoliação é considerada uma bênção para quem sofre com pelos encravados. Deve ser adotada sempre antes de depilar, mas, depois, jamais, porque será um período no qual a pele se encontrará vulnerável e poderá sofrer irritações desnecessárias. É necessário um descanso de três dias mínimos para a recuperação da pele.
Conheça os Cursos CPT, da área Profissionalizante, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:
- CURSO CPT PROFISSIONALIZANTE DE MAQUIADORA
- CURSO CPT PROFISSIONALIZANTE DE CABELEIREIRA
- CURSO CPT PROFISSIONALIZANTE DE DEPILADORA
- CURSO CPT PROFISSIONALIZANTE DE MANICURE E PEDICURE
- CURSO CPT PROFISSIONALIZANTE DE MASSAGISTA
- CURSO CPT PROFISSIONALIZANTE DE CABELEIREIRO
Por Silvana Teixeira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.