WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Maquiagem para peles maduras - os segredos de uma boa maquiagem

Estar na fase madura não implica em abrir mão da sua vaidade e uma linda maquiagem tem o poder de rejuvenescer e esconder os sinais da idade na pele

PELE MADURA

Estar na fase madura não implica em abrir mão da sua vaidade. Foto: Divulgação

Ao contrário do que muitos imaginam, todas as mulheres, sejam elas jovens ou maduras, estão cada vez mais vaidosas. A mulher moderna não abre mão da beleza. Donas de si, com elevada autoestima e imenso poder de sedução elas estão, cada vez mais, tendo o mundo aos seus pés.

Mas, tamanha emancipação pede cuidados especiais, principalmente quando o assunto é o rosto, cartão de visita de qualquer mulher. Com o passar dos anos a pele perde alguns dos constituintes que lhe dão forma e a renovação celular torna-se mais lenta. Estes factores são responsáveis pela perda de firmeza e luminosidade, bem como pelo aparecimento das rugas, rídulas, manchas e secura cutânea. Portanto, é importante alguns cuidados especiais com a pele madura para impedir o avanço destes problemas.

E acredite, estar na fase madura não implica em uma mulher ter de abrir mão da sua vaidade. Não é porque a mulher chegou à fase da pele madura que ela tem de deixar de usar maquiagem. Ao contrário, uma linda maquiagem tem o poder de rejuvenescer e esconder os sinais da idade.

No entanto, a recomendação é fazer uso de produtos específicos para essa faixa etária e cosméticos mais leves, por exemplo, e adotar um visual o mais natural possível. Vale lembrar, que na hora da maquiagem, as peles maduras precisam de alguns cuidados específicos para que linhas de expressão, marcas, poros abertos e possíveis rugas não sejam ainda mais acentuados.

A maquiagem, para atingir a perfeição, tem de seguir três passos fundamentais independente da idade da mulher: limpar, tonificar e hidratar. Pode parecer bobagem, mas essa etapa é fundamental para uma pele perfeita. São esses três passos da pré-maquiagem que vão definir o resultado final e que vão fazer aquela pele perfeita parecer a sua pele de verdade.

PELE MADURA

Uma linda maquiagem tem o poder de rejuvenescer e esconder os sinais da idade na pele. Foto: Divulgação

Limpeza: procure produtos específicos para o seu tipo de pele. Se sua pele é seca, evite produtos que tenham álcool em sua composição. Se sua pele é oleosa, evite produtos em creme. O ideal mesmo é ler os rótulos e comprar o produto que atende as suas necessidades.

Tonificação: o uso da loção tônica ou adstringente também é importante. Ela vai remover qualquer resíduo que tenha ficado na pele e ajudar a fechar os poros. Aqui, também é importante escolher o produto ideal para seu tipo de pele. Existem os tônicos para peles normais e secas e os adstringentes para peles oleosas. É essencial conhecer bem sua pele na hora de adquirir esses produtos.

Hidratação: essa é, sem dúvida, a parte mais importante da pré-maquiagem para peles maduras. O bom acabamento da sua maquiagem vai depender basicamente da hidratação. Regiões como as áreas ao redor dos olhos merecem cuidados especiais, pois elas tendem a marcar ainda mais com a maquiagem. Invista num bom hidratante facial. E, aqui, novamente, é importante observar se o hidratante é adequado para o seu tipo de pele. Ao contrário do que muita gente pensa, peles oleosas também precisam de hidratação. E existem vários hidratantes específicos para esse tipo de pele no mercado.

Produtos indispensáveis para a maquiagem

Primer: o primer é um produto pré-base que funciona minimizando linhas finas e poros abertos. Ou seja, ele é o melhor amigo das peles maduras. Além disso, ele vai ajudar sua maquiagem durar mais tempo. Seu uso não é obrigatório, mas um bom primer pode, sim, fazer a diferença.

Base: Aqui começa a maquiagem propriamente dita. A escolha da base é outro ponto fundamental para o sucesso da pele. Mulheres com peles maduras devem optar por bases líquidas ou cremosas. Nunca base em pó. Os produtos em pó tendem a acumular nas linhas finas e marcá-las ainda mais. Dê preferência aos produtos líquidos.

Pó facial: o pó facial (solto ou compacto) serve para dar acabamento e assentar a base. Porém, esta é a etapa mais perigosa da maquiagem para peles maduras. Quanto menos pó, melhor e mais natural será o resultado. Quanto mais pó, mais carregado e marcado. E, consequentemente, mais envelhecido ficará o aspecto da pele. Use apenas o mínimo de pó necessário, evitando a região ao redor dos olhos, principalmente, onde esses produtos costumam se acumular. Peles secas podem perfeitamente dispensar essa etapa.

Olhos: para as sombras, opte por cores mais neutras e naturais como tons de marrom e bege. Esses nunca vão te deixar errar. Outros tons que ficam muito bem em peles maduras são os rosados, terrosos e tons de pêssego. Fuja de sombras com cintilância. Elas tendem a marcar demais as pálpebras e deixam um aspecto mais envelhecido, ressaltando qualquer imperfeição. Esqueça os delineadores líquidos. Eles são o grande vilão das pálpebras envelhecidas.

Sobrancelhas: cuidado com as sobrancelhas muito escuras pois elas envelhecem. A cor das sobrancelhas deve se aproximar do tom dos seus cabelos. Jamais use uma cor muito mais escura pois elas “pesam” o olhar e tendem a envelhecer.

Cílios: uma característica da idade é que, quanto mais envelhecemos, mais ralos e curtos ficam nossos cílios. Para isso, boas máscaras de cílios podem ajudar a dar a aparência de cílios maiores e mais densos. Com isso, temos uma aparência mais jovem.

PELE MADURA

Prefira blush em tons mais naturais, como os tons de pêssego, terrosos e rosados. Foto: Divulgação

Blush: evite o aspecto de blush “marcado” como nos anos 80. Além de ser uma maquiagem que marcou época e caiu em desuso, o blush marcado envelhece e “pesa” a expressão. Prefira tons mais naturais, como os tons de pêssego, terrosos e rosados. E, de preferência, que não tenha brilho. Tudo que adiciona brilho e cintilância em pele madura também envelhece.

Batom: para o batom, a recomendação é quase a mesma das sobrancelhas. Batons muito escuros envelhecem. Fuja dos vermelhos muito vivos e dos vinhos muito escuros. Opte por acabamentos mais secos (matte) e fuja dos acabamentos muito cremosos ou do tipo gloss. Eles vão escorrer e deixar as linhas ao redor dos lábios mais aparentes. Sempre que possível, faça o contorno dos lábios antes, com um lápis de boca da mesma cor do batom (nunca mais escuro). Isso vai ajudar a manter o batom no lugar por mais horas e evitar que ele escorra.

Iluminador: por fim, uma pele iluminada é muito mais jovem do que uma pele com aspecto seco. Invista num bom iluminador. Esse produto que pode ser líquido, cremoso ou em pó (aqui, como a quantidade usada é mínima, o pó não “pesa”) é um grande aliado das peles maduras. Ele deve ser usado nas têmporas e entre as sobrancelhas, logo onde começa o ossinho do nariz. Prefira um produto que ilumine, mas não tenha brilho.

Em resumo, na maquiagem para peles maduras, menos é sempre mais. Quanto mais produtos você usar, mais pesado ficará o aspecto final. Tudo que “pesa” também envelhece. Prefira produtos com pouco brilho e cintilância, tons neutros e naturais, acabamentos matte para sombras. Tudo isso favorece (e rejuvenece) a pele madura. Cuidado com o pó, pois ele é o grande vilão da maquiagem e, se não usado com parcimônia, pode ressaltar linhas de expressão e possíveis rugas.

Agora, siga o passo a passo abaixo, de uma belíssima maquiagem para pele madura e arrase no visual!

Rosto

1. Aplique um hidratante facial em todo o rosto. Isto é importante para que a pele fique hidratada, suave e preparada para receber a aplicação da base;
2. Aplique um primer para manter a maquiagem impecável por um bom tempo. Ele também deixará a pele aveludada, disfarçando os poros abertos e as linhas de expressão;
3. O próximo passo é a aplicação da base. Use um pincel apropriado para a aplicação de base, já que são mais grossos e extremamente macios o que proporciona uma maior uniformidade da cor e um acabamento perfeito. Procure um tom de base bem próximo ao seu tom natural de pele. Ela deverá ter uma cobertura leve e o mais natural possível;
4. Deixe a base descansar por alguns minutos;
5. Aplique, agora, um bluech bem discreto. Lembre-se da dica: pele seca dispensa pó. Ele pode ser um grande vilão caso seja aplicado demasiadamente ou sem precisão. Use-o pouco, pois ele deixa o visual muito carregado.
6. Finalize com o iluminador. Este não pode faltar no kit de maquiagem de qualquer mulher, já que uma pele iluminada é tudo de bom além de ficar linda em fotos. Aplique-o com um pincel mediano acima da bochecha e sobre o nariz.  

Olhos

PELE MADURA

Com um pincel pequeno e denso, aplique uma sombra marrom abaixo dos cílios abaixo da linha d'água. Foto: Divulgação

1. Para levantar o olhar, pincele a sobrancelha com um pincel chanfrado e uma sombra marrom clara;
2. Faça traços pequenos, leves e tenha o cuidado de marca-las muito;
3. Aplique um primer para pálpebras, espalhando com um pincel pequeno de cerdas sintéticas;
4. Espalhe uma sombra nude e opaca por toda a pálpebra móvel. Evite sombras muito cintilantes e brilhosas pois as sombras opacas valorizam muito mais o olhar;
5. Em seguida, para marcar o canto externo do olho use uma sombra escura. O marrom ou o cinza causam um belíssimo efeito. Essa marcação criará um leve degradê para a próxima sombra. Após marcar o canto externo, esfume até o côncavo;
6. Com um pincel bem pequeno, aplique a sombra preta bem próxima à raiz dos cílios subindo até a dobrinha dos olhos. Não deixe passar para além disso. Preencha toda a pálpebra móvel.
7. Com um pincel de esfumar, faça um acabamento perfeito na dobra entre as pálpebras móveis e fixas;
8. Agora, passe um lápis preto sobre a linha d'água;
9. Com um pincel pequeno e denso, aplique uma sombra marrom abaixo dos cílios abaixo da linha d'água. Esfume e lembre-se, quanto mais se esfumar, mais lindo ficará o resultado;
10. Para iluminar o olhar, passe uma sombra bege e opaca abaixo da sobrancelha;
11. O próximo passo é passar um corretivo de forma bem leve abaixo dos olhos para corrigir as olheiras. Esse passo é muito importante já que uma maquiagem escura nos olhos destaca muito mais essa parte, atraindo a atenção das pessoas;
12. Abuse da máscara para cílios. Quanto mais volume melhor e o trabalho fica incrível;

Boca

Um olho escuro, pede um batom leve e suave. Portanto, nada de corres fortes e vibrantes.

Saiba mais sobre maquiagem, acessando o curso Profissional de Maquiagem, no portal CPT - Centro de Produções Técnicas.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!