WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

História da estética

Pompeia, esposa de Nero, realçava sua beleza com os banhos de leite de cabra para clarear a pele

A pele alva era obsessão universal

 A pele alva era obsessão universal
fonte: deviantart

O homem passou a se preocupar com a aparência desde os primórdios. Muitos se adornavam, maquiavam e usavam plantas, óleos e perfumes, sempre buscando a beleza, a perfeição. Como exemplo, temos Cleópatra, referência de sedução e vaidade. Estudiosos encontraram registros, confirmando que a rainha do Egito usava argilas, óleos aromáticos e banhos de leite para manter a pele viçosa e bela.

Da mesma forma, Pompéia, esposa de Nero, realçava sua beleza com os banhos de leite de cabra para clarear a pele. A pele clara era obsessão universal. Todas a romanas ricas faziam uso de máscaras noturnas, feitas com farinha de favas e miolo de pão, diluídos ao leite de jumenta ou de cabra, para embelezar a pele.

 

Na mitologia, a lenda conta que Psyché trouxe do inferno um pigmento branco, constituído por carbonato de chumbo ou de cálcio, chamado alvaiade, para compor as fórmulas mágicas de clareamento da pele. Na Renascença italiana, as mulheres nobres usavam esse componente durante o dia. À noite, cobriam a face com emplastros de vitelo cru, molhado ao leite, para minimizar os danos causados pelo alvaiade.

 

No Japão, do século IX ao XI, o ideal de mulher tinha de ter a pele alva. Para obter esse efeito, as japonesas usavam um pó espesso, feito de farinha de arroz, chamado de oshiro. Com o passar dos anos, começaram a usar o Beni, feito com extrato de açafrão, para colorir as maçãs do rosto, dando um ar mais jovial à pele.

 

“Em 150 a.C., o físico Galeno criou o primeiro creme facial, feito com cera de abelha e óleo de oliva. Com o tempo, este último foi substituído pelo óleo de amêndoas, misturado ao bórax, que amenizou o tempo de ação do produto. Surgia, assim, a base cremosa para os cremes faciais”, afirma a professora Mitsue Mary Ávila Watanabe, do curso Estética Facial, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

No século XVII, com o avanço dos produtos para embelezamento, pintar os lábios tornou-se moda. Nesse mesmo período, com o abandono da higiene pessoal, usar perfumes e maquiagem virou uma febre. Estilistas como Coco Chanel e Christian Dior mudaram a história da época. Paris foi o país que se tornou o centro da moda, lançando para o mundo a maquiagem.

 

No entanto, somente no século XX, com os avanços da indústria química, é que os cosméticos passaram a ser produtos de uso geral. Em 1921, em Paris, pela primeira vez, o batom é embalado em um tubo, vendido em cartucho. Esse produto tornou-se um sucesso, dominando rapidamente o mercado americano. Cada vez que um grande estilista lançava uma coleção, surgia uma nova cor de boca.

 

No fim do século XX, novas fórmulas, baseadas em tecnologia de ponta, como proteção solar, umectação e produtos anti-idade, dominam o mercado mundial. Nos anos 90, a era do benefício visível ganha importância vital. Atualmente, temos produtos que colorem e tratam a pele, bem como limpam e perfumam os cabelos, como nunca antes na história da humanidade.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Estética e Beleza.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

jose carlos

20 de ago. de 2013

Quero comprar. Gostei do curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de ago. de 2013

Olá, José Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso CPT Estética Facial.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

dri ;3

29 de jun. de 2013

Esse artigo é maravilhoso *------* mas acho que deveria ter a estética na filosofia

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de jul. de 2013

Olá, Adriane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!