WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Estética facial - tipos de acne e seus tratamentos

A acne é causada pelo aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros, principalmente no rosto. Entretanto, há alguns tratamentos bastante eficazes e de baixo custo

Estética facial - tipos de acne e seus tratamentos

 

A acne é uma doença inflamatória da pele. É mais frequente na adolescência, devido ao nível elevado de hormônios sexuais. Estes causam o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros, principalmente no rosto, nas costas, no peito e nos ombros.

Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam, aparecendo bolhas cheias de pus, que são as espinhas. Quando se coça ou espreme uma espinha, ocorre o agravamento da infecção, que podem deixar cicatrizes ou manchas.

Em pessoas de mais idade, a acne pode ser provocada ou agravada por fatores como estresse, período menstrual, uso de medicamentos ou alimentação inadequada (com muita gordura e açúcar).

Tipos de acne

Existem vários graus de acne, que vão desde as lesões pequenas até lesões tão evidentes que atrapalham a qualidade de vida. As acnes podem ser classificadas em cinco graus diferentes, de acordo com sua gravidade.

Acne Comedônica ou Acne Vulgaris (Grau I)

A Acne Vulgaris caracteriza-se pela presença de comedões ou cravos, podendo aparecer algumas pápulas e raras pústulas. Há três tipos conhecidos de comedões: o microcomedão, o comedão fechado (cravo branco, de lesão esbranquiçada ou da cor da pele, com forma esférica, e o comedão aberto (cravo preto), que pode sofrer inflamação.

Acne Pápulo-Pustulosa (Grau II)

Nesse caso, há presença de comedões, pápulas eritematosas (avermelhadas) e pústulas. As lesões podem ser numerosas, com intensa inflamação.

Acne Nódulo-Cística (Grau III)

Na Acne Nódulo-Cística, existem também os comedões, as pápulas e as pústulas, mas acrescentam-se os nódulos furunculoides, conhecidos por cistos, formados pela reação inflamatória que atinge a profundidade do folículo até o pelo, podendo surgir pus.

Acne Conglobata (Grau IV)

Na Acne Conglobata, há presença de nódulos purulentos em grande número, formando abscessos e fístulas. Normalmente, nesse grau, a acne atinge face, pescoço, peito, costas, e pode chegar à região glútea.

Acne Fulminans (Grau V)

É a fase mais grave da acne, no entanto, é bastante rara. Causa febre, aumento de células de defesa no sangue e poliartralgia (dor nas articulações). Nela estão associadas todas as formas anteriormente
descritas.

Os peelings são indicados para graus mais elevados da acne

Os peelings só são indicados para as fases posteriores da acne (graus mais elevados), usados para retirar manchas e cicatrizes originadas da inflamação.

Tratamentos:

Na pele onde só há cravos, basta uma limpeza correta, com a retirada completa da maquiagem e o uso de sabonetes sem óleo e adstringentes. Em graus mais avançados, no entanto, é possível utilizar antibióticos para uso tópico, para que combatam as bactérias formadoras da acne. Somente o médico pode realizar esse tratamento.

Existem cremes que ajudam a desinflamar a acne. Destacam-se aqueles que possuem peróxido de benzoíla na sua formulação. Para retirar cravos e manchas, são também utilizados os cremes de ácido retinoico e os derivados do ácido azelaico. As máscaras, como a de argila, ajudam. Mas, esses produtos não conseguem extrair cravos mais profundos.

Os peelings só são indicados para as fases posteriores, usados para retirar manchas e cicatrizes. Já os antibióticos têm a função de combater as bactérias, além de fazer com que as glândulas produzam menos secreção. Entretanto, somente o dermatologista pode indicar esse tratamento.

Tratamentos alternativos ou naturais:

-Manter a pele limpa, lavando-a duas ou três vezes, por dia, contanto que não fique muito seca;
-Utilizar produtos de limpeza suaves, feitos com ingredientes naturais ou plantas;
-Evitar o uso excessivo de maquiagem;
Dar banhos de vapor na face, produzido por água em infusão com flores de camomila, limeira, sálvia e alfazema.

Também são indicados: tônicos caseiros, feitos à base de água de rosas e hamamélis; alho, considerado um antibiótico natural; pomada de própolis; calêndula, camomila, milefólio, sabugueiro e alfazema.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Estética e Beleza, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Estética Facial
Curso CPT Profissional de Maquiagem
Curso CPT Drenagem Linfática Manual

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marcielee

2 de jun de 2020

Conteúdo. Maravilhoso!! Quero informações sobre os cursos

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de jun de 2020

Olá,Marciele

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.


Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!