
A esfoliação é excelente método de tratamento da pele. Pode ser feita em clínicas especializadas ou em casa. Usa ingredientes comuns e tem por finalidade ajudar a renovar o tecido corporal, eliminando as células mortas e as impurezas que deixam o maior órgão do corpo envelhecido, seco e desidratado. Como resultado, a esfoliação devolve à pele o seu aspecto natural, tornando-a nitidamente mais lisa, suave e luminosa. Pode ser aplicada nos pés (ajuda a remover a pele mais grossa), pernas, joelhos, cotovelos, enfim, em todas as áreas que julgar necessário. Exige-se, no entanto, o cuidado de não massagear com muita força as áreas de pele muito fina, como a virilha, pois isso pode danificá-la. O primeiro passo para uma esfoliação da pele de qualidade é lavar bem o rosto e o corpo com sabonetes apropriados para o seu tipo de pele e aplicar o creme. Vamos por parte:
1- Esfoliação do rosto |
Como fazer
- Misture bem os ingredientes.
- Lave o rosto com água fria e sabonete específico para ele.
- Com a pele úmida, coloque uma pequena quantidade do esfoliante nas bochechas e na testa.
- Faça movimentos circulares com os dedos por cerca de 1 minuto, por todo o rosto, evitando a área dos olhos.
- Lave com água fria e finalize com uma loção adstringente para fechar os poros.
2- Esfoliação do corpo |
Uma boa esfoliação corporal nos protege contra manchas provenientes do ressecamento, ajuda a ativar a circulação, prevenindo o envelhecimento e a flacidez da pele, evita cravos e espinhas, ajuda no controle da oleosidade e, ainda, ajuda no combate às celulites e gorduras localizadas. Como resultado, a pele fica mais limpa e hidratada. Para aplicar a esfoliação caseira no corpo, é aconselhável tomar um banho com água morna e com a pele ainda úmida, massagear com a mistura caseira.
Como fazer
Após o banho, com a pele ainda úmida, passe o esfoliante por todo o corpo e, com o auxílio de uma luva, faça movimentos circulares e delicados. Por ser no corpo, as partículas podem ser mais abrasivas. Massageie por cerca de 5 minutos e depois remova com água morna ou fria.
3- Tipos de esfoliante |
Há vários tipos de receitas caseiras de esfoliante para o rosto, para cada tipo de pele. Descubra qual é a sua e prepare você mesma o seu creme
- Esfoliante para pele oleosa
1 colher (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de mel
Misture bem os ingredientes e aplique-o sobre a pele. A pele oleosa também precisa ser hidratada. Opte por produtos em gel livres de óleo que sejam específicos para esse tipo de pele.
- Esfoliante para pele seca
1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de mel
Misture bem os ingredientes e aplique sobre a pele. Massageie a pele com movimentos circulares. Para hidratar áreas muito secas como joelhos, cotovelos, pés e mãos, aplique óleo de amêndoas todas as noites antes de dormir.
- Esfoliante para todos os tipos de pele
Meio mamão
1 colher (sopa) de açúcar cristal
Amasse o mamão e misture com o açúcar. Com movimentos leves e circulares, vá esfoliando a pele por um minuto se for a face e três se for o corpo. Enxágue bem o rosto e em seguida aplique um tônico facial ou uma loção adstringente.
- Esfoliante para pele sensível
2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
2 colheres (sopa) de mel
Misture os ingredientes e com movimentos circulares, passe no rosto. Em seguida enxágue com bastante água. A aveia ajudará a nutrir a pele que, por sua vez, precisa de um cuidado extra. Invista em um bom protetor solar FPS 40 ou mais e hidratantes para mantê-la bem cuidada.
- Esfoliante corporal com açúcar
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
Misture os dois ingredientes e com a ponta dos dedos, aplique delicadamente por todo o corpo com movimentos circulares, por três minutos. Enxágue bem e, para finalizar, após secá-la passe um hidratante específico para seu tipo de pele.
- Esfoliação corporal com bucha vegetal
Prefira as versões não pigmentadas ou industrializadas. Use-a com leveza, pois pode machucar a pele quando aplicada com força em demasia. Antes porém, molhe-a com água morna para que fique macia. Coloque um pouco de sabonete líquido hidratante e, com movimentos circulares, comece a esfoliar a pele.
Dicas de beleza |
- O grande segredo de uma pele bonita é beber mais água e expor-se menos ao sol. Assim você a mantém hidratada, com um brilho saudável e protegida do envelhecimento precoce.
- Evite banhos muito quentes. A água em alta temperatura resseca a pele, os cabelos, unhas e cutículas. Prefira sempre a água morna ou fria. Quanto menor o tempo sob a água quente, melhor!
- Dois dias antes de fazer uma depilação, faça uma leve esfoliação da área que será aplicada a cera. Isso faz com que os pelos desencravem e facilita sua remoção total.
Observação |
Apesar dos grandes benefícios, a esfoliação da pele não pode ser feita com muita frequência, principalmente ela estiver inflamada ou ferida. Em rostos com muita acne, por exemplo, a esfoliação pode causar efeito contrário, deixando a face ainda mais manchada. Aconselha-se sua reaplicação respeitando-se um intervalo mínimo de 15 dias.
Conheça os Cursos CPT da área Estética e Beleza.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Dicas de Mulher.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.