
“O clima tropical do país favorece a preferência pelo hábito de livrar-se dos pelos. Corpos expostos em praias ou academias são um dos principais motivos, que levam as pessoas aos centros estéticos para depilarem. Mesmo porque o esteticista é o profissional mais recomendado para realizar a depilação, pois domina várias técnicas”, esclarece Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso CPT Depilação Feminina e Masculina.
Ainda assim, é possível fazer depilação em casa, contanto que sejam seguidas algumas recomendações de quem entende do assunto: o esteticista profissional. Vejamos:
A cera ideal
Algumas pessoas são mais sensíveis à dor do que outras. Nesse caso, recomenda-se o uso de cera com jojoba. Quanto às pessoas com pele excessivamente seca, elas devem usar cera com algas, pois é um ótimo hidratante. Já a cera com mel torna a depilação mais dolorosa embora os resultados sejam maravilhosos. Em relação às pessoas com maior sensibilidade, elas devem usar cera com ação calmante.
Quando utilizada continuamente, a cera quente causa flacidez em áreas (do rosto) com pele mais fina, como sobrancelha e buço, além de encravar os pelos. Sem falar que a cera quente estimula o surgimento de manchas na pele, principalmente se a pessoa tomar sol sem protetor solar após a depilação. Outra causa de manchas na pele é a aplicação de cera quente sobre lesões.
As melhores ceras são as industrializadas, pois passam por teste de qualidade, em especial para avaliar a possibilidade de causar alergias ou irritações na pele. Inclusive, pessoas alérgicas devem usar cera depilatória apenas com a orientação do dermatologista. Outra orientação é nunca reutilizar a cera restante em uma próxima depilação. Mesmo aquecida, os microrganismos patógenos podem sobreviver.
Como aplicar a cera
A direção de aplicação da cera é no sentido do crescimento dos pelos independentemente da região do corpo a ser depilada. Entretanto, em áreas onde os pelos crescem em várias direções (axilas), a aplicação deve seguir todos os sentidos possíveis. Vale destacar que a cera deve ser removida, rapidamente, no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Ela não deve ser aplicada, repetidamente, na mesma região, para evitar irritações na pele.
Pós-depilação
Após a depilação, hidratantes não devem ser utilizados, pois podem obstruir os poros e causar foliculite (infecção nos folículos pilosos). Produtos esfoliantes também não são recomendados, pois podem irritar ainda mais a pele. O mais indicado é aplicar gel calmante, à base de calêndula ou camomila. A exposição ao sol e o uso de calças justas ou com tecidos grossos são totalmente inadequados.
Conheça os Cursos CPT da Área Estética e Beleza:
Depilação Feminina e Masculina
Fonte: Minha Vida
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.