
“A pele representa 15% do peso do nosso organismo. Ela cobre quase todo o corpo, com exceção dos olhos, da boca e das superfícies mucosas genitais. Tamanha a sua importância, a pele é merecedora de todos os cuidados especiais, não apenas no inverno, como também nas outras estações do ano”, afirma Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Estética Facial em Livro+DVD e Online.
Dica 1: práticas diárias
Todos os dias, os cuidados com a pele começam pela manhã, quando ela deve ser higienizada para a eliminação das impurezas. Ao fim do dia, antes de deitar, o mesmo deve ser feito, lavando a pele com água fria e completando a higiene com uma loção tônica. Esta é essencial, pois controla o pH e a oleosidade da pele, além de hidratar e oferecer ação calmante. Complemente os cuidados com um bom creme para a região dos olhos usado duas vezes ao dia (manhã e noite). Não se esqueça do hidratante adequado a seu tipo de pele.
O filtro solar com FPS 30 é indispensável, pois protege a pele dos raios solares. Segundo Cláudia Marçal, dermatologista, se a pele estiver com manchas, o ideal são os filtros com cor, que protegem a pele da luz visível, além dos raios infravermelhos, UVB e UVA. Os melhores são os que apresentam na fórmula vitaminas A, E e C, além de antioxidantes, pois eles reduzem a hipersensibilidade e o fotoenvelhecimento da pele. Os cuidados devem ser realizados diariamente.
Dica 2: práticas semanais
Já a esfoliação da pele deve ser feita semanalmente. Por meio dessa prática, retira-se a camada superficial da pele, o que potencializa a penetração do hidratante. Os movimentos devem ser circulares e leves. Os melhores esfoliantes são os naturais, que apresentam partículas pequenas e uniformes, como os de casca de arroz e sementes de linhaça. Sua função é eliminar as impurezas da pele sem agredi-la. Os mais recomendados são os cremes e sabonetes esfoliantes.
As máscaras faciais facilitam a penetração dos ativos anti-inflamatórios, antioxidantes e calmantes. Além disso, “as máscaras hidratam a pele profundamente, controlam a oleosidade e inibem o aparecimento de acne”, afirma a dermatologista. A esfoliação da pele é um procedimento a ser realizado uma vez por semana (ou de 15 em 15 dias).
Dica 3: práticas mensais
A limpeza de pele por profissionais esteticistas deve ser realizada mensalmente (ou quando necessário). Mesmo porque é uma prática complexa e, portanto, não pode ser feita por leigos. As peles oleosas exigem mais visitas às clínicas de estética facial, pois são mais suscetíveis à acne (nesse caso, é recomendada a visita mensal). Já as peles secas ou mistas podem consultar um esteticista a cada dois meses.
Algumas pessoas procuram as esteticistas faciais para clareamento de machas, atenuação de rugas, eliminação de cicatrizes, ou ainda para melhorar a textura da pele. O importante é jamais deixar de cuidar da pele. Ela merece o nosso carinho!
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Estética e Beleza.
Fonte: revistamarieclaire.globo.com
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.