WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vantagens da energia eólica incluem economia e acesso a regiões sem hidrelétricas

As medições já realizadas indicam que o Brasil possui um grande potencial eólico, com características que contribuem para melhorar a qualidade da nossa matriz energética

Os sistemas eólicos para geração de eletricidade são simples e de custo competitivo, podendo ser facilmente instalados.

Os sistemas eólicos para geração de eletricidade são simples e de custo competitivo, podendo ser facilmente instalados.

O uso da energia eólica no mundo tem crescido muito nos últimos anos, por causa de uma série de fatores. Entre eles se destacam a disseminação da tecnologia, o aperfeiçoamento das máquinas, os custos decrescentes de investimentos e, em particular, a procura por fontes energéticas “limpas” e renováveis, cuja exploração resulte em pequenos impactos ambientais.

Em várias regiões do mundo, órgãos governamentais e a iniciativa privada têm investido fortemente nessa fonte de energia, desde a produção em larga escala, como as fazendas eólicas nos Estados Unidos, na Alemanha e na Dinamarca, até a produção de energia elétrica para atender pequenas comunidades ou fazendas individuais nos países em desenvolvimento. No Brasil, a utilização da energia eólica, assim como de outras fontes renováveis, tem sido impulsionada, além dos fatores já mencionados, pela necessidade do aumento da oferta de eletricidade para atender à demanda provocada pelo crescimento econômico.

Comparada com outras fontes de geração de energia renovável, o aproveitamento da energia eólica, em locais com evidências objetivas de ventos e dados confiáveis disponíveis, é de rápida implementação, podendo, inclusive, ser uma alternativa às demandas de curto prazo. As medições já realizadas indicam que o Brasil possui um grande potencial eólico, com características que contribuem para melhorar a qualidade da nossa matriz energética.

Em várias sub-regiões do Norte e do Nordeste brasileiro, por exemplo, onde já existem hidrelétricas, o comportamento dos ventos facilita a complementariedade, visto que o período em que o volume de água das represas é menor, é também aquele em que obtemos os melhores ventos. Existem, também, regiões que não são assistidas por qualquer forma de geração de energia elétrica, para as quais o custo de transporte de combustível e/ou de implantação de linhas de transmissão é muito elevado, mas que apresentam bons indicativos de ventos, podendo a energia eólica ser usada como fonte principal.

Em várias regiões do mundo, órgãos governamentais e a iniciativa privada têm investido fortemente nessa fonte de energia.

Em várias regiões do mundo, órgãos governamentais e a iniciativa privada têm investido fortemente nessa fonte de energia.

Pensando em divulgar meios para implantar um sistema de geração de energia por meio dos ventos o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso Energia Eólica – para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água, com coordenação técnica do professor pesquisador do CEPEL, Antônio Leite de Sá, engenheiro eletrônico, especialista em aproveitamento de energia eólica.

No mesmo, o aluno recebe informações sobre a formação dos ventos e a influência das condições locais sobre os mesmos. Aprende sobre o sistema eólico para geração de eletricidade e para bombeamento de água. Entende como fazer a avaliação do potencial eólico de um local e o projeto de um sistema eólico para geração de eletricidade.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A energia eólica poderá ser aproveitada no meio rural para o bombeamento de água e para a geração de eletricidade. Sistemas específicos para bombeamento de água, nos quais são utilizados os rotores multipás, geralmente representam uma alternativa viável de utilização nas propriedades rurais, uma vez que eles necessitam de ventos relativamente de baixa velocidade para funcionarem, são capazes de extrair água do subsolo e podem bombear mais de 3.000 litros de água por hora de funcionamento.

Os sistemas eólicos para geração de eletricidade são simples e de custo competitivo, podendo ser facilmente instalados para funcionar como fonte principal de energia elétrica, nas situações onde não há nenhuma outra fonte de energia, ou de forma complementar.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Constantino Ernesto Intipa Junior

7 de ago de 2012

Gostei imenso do trabalho que têm vindo a desenvolver; Penso que iniciativas desta natureza salvariam/melhorariam o mundo, mais recursos humanos teriam a possibilidade de beneficiar-se de uma formação de qualidade e em paralelo desenvolvendo suas atividades cotidianas sem interferir em nada. Gostaria de saber se poço obter os vossos materiais em Moçambique, país onde resido. Um abraço

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de ago de 2012

Olá, Constantino!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana carolina dos Santos

ricardo passy

26 de jun de 2012

O curso se aprofunda na questão de bombeamento, ao nível de ser possível desenvolver um projeto para minha necessidade? Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de ago de 2012

Olá, Ricardo!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para esclarecer suas dúvidas.

Atenciosamente,

Ntália Parzanini

wellington silva

9 de abr de 2012

Na energia eólica, os equipamentos podem ser instalados no meio urbano?

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de abr de 2012

Bom dia, Wellington!

Os primeiros geradores eólicos urbanos já estão sendo implantados no Brasil. Já é possível encontrá-los, por exemplo, no litoral de Fortaleza.

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!