WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uso da energia solar para aquecimento de água

Apesar da radiação solar ser diluída e intermitente, esta pode ser aproveitada diretamente pelo homem, para diversos fins

O custo de investimento  para aproveitamento da energia solar cresce com o nível de temperatura necessária para a aplicação.

O sol é para os homens, os animais e as plantas, direta ou indiretamente, a principal fonte de energia desde a formação da Terra. Quase todas as fontes de energia, usadas pelo homem para geração de calor e eletricidade, derivam da energia solar. A lenha, o carvão e o óleo são fontes de energia de fácil utilização, exemplos da transformação e do armazenamento ao longo dos anos da energia solar.

A radiação solar que atinge a superfície terrestre é composta da radiação direta e da radiação difusa. Nos dias de céu claro, sem nuvens, a radiação solar que atinge a superfície terrestre é composta, aproximadamente, por 90% de radiação direta. Já nos dias nublados ou chuvosos, a claridade que se observa é proveniente apenas da radiação difusa.

Apesar da radiação solar ser diluída e intermitente, esta pode ser aproveitada diretamente pelo homem, para diversos fins, através do uso de dispositivos de captação e armazenamento da energia solar. No entanto, o custo de investimento no equipamento para aproveitamento da energia solar cresce com o nível de temperatura necessária para a aplicação.

Atualmente, para aplicações nas quais se deseje obter temperaturas da ordem de 60ºC o custo do sistema solar já é bastante competitivo, pois, em função do uso, o tempo de retorno do investimento pode ser menor ou igual a três anos, como por exemplo no uso de coletores solares planos para: o aquecimento de água ou ar; calefação de residências ou aviários; secagem de grãos e frutas; cultivo de plantas ornamentais, flores ou hortaliças; entre outros.

A parceria entre o Centro de Produções Técnicas - CPT e o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica - CEPEL, resultou na produção do curso intitulado "Energia Solar para Aquecimento de Água" que visa levar aos interessados informações e técnicas básicas do aquecimento de água por energia solar.

 

Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti
Doutor em Ciências em Engenharia Mecânica do CEPEL
Coordenador do Programa de Pós-graduação da UFRJ

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!