WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Tem como aproveitar o vento para bombear água?

Sim, tem. Existem regiões onde os ventos não são suficientes para geração de energia elétrica, mas atendem satisfatoriamente para bombeamento de água

Como aproveitar o vento para bombear água?   Artigos Cursos CPT

 

Tem como aproveitar o vento para bombear água? Sim, tem. Os sistemas multipás são amplamente utilizados em bombeamento de água devido ao alto torque que proporcionam com ventos de baixa velocidade (fracos). Esses rotores adaptam-se perfeitamente às características das bombas mecânicas, baixa rotação e alto torque. “Existem regiões onde os ventos não são suficientes para geração de energia elétrica, mas atendem satisfatoriamente para bombeamento de água”, afirma Antônio Leite de Sá, professor do Curso a Distância CPT Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água.

No meio rural, o bombeamento de água é uma atividade muito importante, e por isso faz-se necessária em praticamente todos os locais. A água, que é utilizada no abastecimento de resistências, estábulos, pocilgas, aviários, bebedouros, e em outros locais, normalmente é fornecida por meio de bombeamentos, onde são utilizadas bombas, centrífugas ou axiais, acionadas por motores elétricos ou de combustão interna, a diesel ou gasolina, instalados próximos das fontes de água. A energia eólica pode representar uma solução técnica e econômica para essas situações, devendo, para isso, apenas haver vento em qualidade satisfatória no local.

A utilização de rotores multipás acionando bombas para bombeamento de água já é muito utilizada no Brasil, e com sucesso, pois se trata de uma técnica simples, segura, e de custo relativamente baixo. Esses sistemas permitem bombear até 3 mil litros de água por hora, a profundidades de até 60 metros e podem elevar a água a alturas de até 50 metros, e a distâncias de até dois quilômetros, com um custo de energia praticamente nulo, uma vez que a fonte de potência, que é o vento, é de graça.

Esses sistemas eólicos podem ser instalados para bombear água de rios, lagos, açudes, poços freáticos, ou artesianos. Dependendo do modelo do sistema eólico e da disponibilidade de vento, no local, um sistema deste consegue bombear até 20 mil litros de água por dia. Entretanto, como o vento é incerto, e nem sempre ocorre todos os dias com a intensidade e a duração necessária, recomenda-se construir um depósito que permita armazenar maior quantidade de água possível.

Um sistema eólico para bombeamento de água é constituído por um rotor multipás; um mecanismo de controle de orientação; uma caixa de redução e de transmissão de velocidades; uma torre reforçada, que será a responsável por sustentar o motor, o leme e a caixa de redução e de transmissão de velocidades; um pistão; e uma bomba de pistão. Em geral, esses sistemas entram em funcionamento com velocidade do vento mínima de 1,4 metros por segundo, o que equivale a cinco quilômetros por hora.

Aprimore seus conhecimentos sobre esta área. Leia as matérias!


- Como aproveitar quedas d’água para gerar energia no meio rural?
- O que pode influenciar a velocidade do vento?
- Coletores solares: instalação
- Manutenção de painel solar: como fazer

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?