WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sistema solar fotovoltaico: o que é e como funcionamento

A energia solar fotovoltaica é obtida pela conversão direta da luz solar em eletricidade (efeito fotovoltaico), onde os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica

Sistema solar fotovoltaico: o que é e como funcionamento   Artigos Cursos CPT

 

A energia solar pode se converter diretamente em energia elétrica graças aos efeitos que a radiação (calor e luz) produz sobre determinados materiais, em particular, aqueles que são semicondutores.

“A Energia Solar Fotovoltaica é a energia obtida pela conversão direta da luz solar em eletricidade, ocorrendo através do Efeito fotovoltaico, onde os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células solares”, afirma Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para o Meio Rural.

O princípio de funcionamento do sistema fotovoltaico é bastante simples:


1. A luz solar é constituída por partículas elementares, denominadas fótons, responsáveis pela energia eletromagnética dos raios solares. Ao incidir em um painel de células solares, constituídas de material semicondutor (silício), sensibiliza (excita) os elétrons livres (elétrons da camada de valência) desse material.

2. Dependendo da intensidade do fluxo de radiação solar, os elétrons serão sensibilizados de tal forma que aceleram o movimento e se separam da camada onde se encontravam (fotocátodo), sendo coletados por outra superfície (ânodo). Com isso, uma camada ficará com excesso de cargas positivas e a outra com excesso de cargas negativas. Isso causará uma diferença de potencial, e, se as duas superfícies forem adequadamente interligadas, surgirá uma corrente elétrica.

Em resumo, podemos dizer que o efeito fotovoltaico é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, produzida pela absorção da luz, gerando uma corrente elétrica.

Entre os materiais mais adequados para a conversão da radiação solar em energia elétrica, os quais são usualmente chamados de células solares ou fotovoltaicas, destaca-se o silício cristalino. A quantidade de energia elétrica transformada pelo painel será proporcional às dimensões da área coletora do mesmo (quanto maior o painel maior será a energia fornecida) e à intensidade de brilho solar existente. Já a eficiência de conversão das células solares é medida pela proporção da radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Quanta energia fornece uma placa solar?
- Por que os sistemas solares de energia estão em alta? Confira!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!