WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que os sistemas solares de energia estão em alta? Confira!

A radiação solar, incidindo em um painel, constituído de material semicondutor, causa uma diferença de potencial que, por sua vez, gera uma corrente elétrica contínua

Por que os sistemas solares de energia estão em alta? Confira!   Artigos Cursos CPT

 

“O Sol brilha para todos”! Fazendo jus a esse ditado, praticamente todas as pessoas poderão usufruir da energia solar. Apenas as regiões geladas do Globo, que se encontram além dos círculos polares, têm restrições quanto ao uso da energia solar.

“Uma das formas de aproveitamento da energia solar é por meio da sua conversão em energia elétrica. Para isso, utiliza-se uma tecnologia simples, com base num fenômeno físico denominado efeito fotovoltaico”, afirma Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para o Meio Rural.

Assim, basicamente, a transformação da radiação solar em energia elétrica ocorre porque a radiação solar, incidindo em um painel, constituído de material semicondutor, causa uma diferença de potencial que, por sua vez, gera uma corrente contínua. Essa corrente elétrica poderá ser utilizada para acionar cargas, diretamente, ou poderá ser armazenada em baterias para uso posterior.

As principais vantagens obtidas pelos sistemas solares de fornecimento de energia elétrica são as seguintes:


a) A energia solar é a solução para levar a eletricidade a locais onde o acesso à rede convencional é difícil, ou o fornecimento é feito de maneira precária. É cada vez mais utilizada para a iluminação e a comunicação rural, bombeamento de água e eletrificação de cercas para gado. Postos de saúde, em locais isolados, também se beneficiam da Energia Solar. Com a utilização de painéis solares, é possível abastecer refrigeradores para a conservação de vacinas, prover iluminação, comunicação, dentre outros.

b) A Energia Solar é aplicável em quaisquer circunstâncias. Graças à sua modularidade, portabilidade e simplicidade de instalação, ela pode, ainda, ser aplicada a diversas outras áreas de atividade, como:
♦ Repetidoras remotas de rádio e TV;
♦ Camping, moto-homes e barcos de passeio;
♦ Dessalinização de água;
♦ Iluminação pública;
♦ Sinalização marítima; e
♦ Abastecimento de campos avançados, militares e científicos.

c) É uma energia limpa, pois a geração, a captação, a transformação e o aproveitamento não envolvem nenhum tipo de poluição. Portanto, a energia solar, diferente do que acontece com outras formas de energia, é limpa, não apresentando nenhum tipo de poluição ao meio ambiente.

d) Os painéis solares e todos os demais equipamentos utilizados para captação, conversão e aproveitamento da energia solar são muito facilmente instalados, não necessitando, portanto, de assistência técnica.

e) Os módulos solares não sofrem nenhum tipo de desgaste, nem consomem matéria-prima, no processo de captação da energia solar e transformação para energia elétrica. Por isso, a manutenção se restringe apenas à realização de limpezas, quando houver incrustações de material (poeira, folhas secas, mofos), que possam afetar a transparência do vidro dos painéis e a sensibilidade do mesmo.

f) Vida útil prolongada. Existe, no Brasil, a constatação de vários sistemas solares, instalados há mais de 25 anos, em perfeitas condições de funcionamento.

g) Os sistemas solares para fornecimento de energia elétrica, quando bem dimensionados, e devidamente instalados, permitem autossuficiência no fornecimento de energia elétrica, mesmo em dias nublados. Portanto, é um sistema que não traz nenhum desconforto para os seus usuários, desde que cuidados simples sejam tomados.

i) Sem conta de energia ao final do mês; pois o consumo de energia solar é gratuito. Assim, os investimentos iniciais, para a instalação do sistema, que poderão parecer elevados, são distribuídos, ao longo de vários anos, correspondendo a um baixíssimo custo mensal de energia elétrica.

Nos EUA, como na Europa, o desenvolvimento subsidiado da Energia Solar está proporcionando a um número crescente de pessoas a certeza de que há uma saída econômica e consciente para a questão energética através da autossuficiência e independência proporcionadas por essa tecnologia. Graças à explosão da demanda, verificada nos últimos anos, existem nesses países diversas organizações, grupos de usuários e revistas especializadas em geração independente de energia.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Sistema solar fotovoltaico: o que é e como funcionamento
- Quanta energia fornece uma placa solar?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!