WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Painéis de captação solar: onde instalar os reservatórios de água

O local onde os reservatórios térmicos serão instalados deverá ser definido mediante análise técnica das condições específicas de cada local

Painéis de captação solar: onde instalar os reservatórios de água   Artigos Cursos CPT

 

As condições do local precisam ser consideradas, uma vez que influenciam no tipo de instalação a ser adotada para o sistema solar. Por isso, o local onde os reservatórios térmicos serão instalados deverá ser definido mediante análise técnica das condições específicas de cada local. “Assim, dependendo dessas condições, eles poderão ser instalados tanto embaixo das coberturas dos telhados ou em estruturas construídas para essa finalidade”, afirma Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para Aquecimento de Água.

Independente de os reservatórios serem instalados embaixo de telhados ou fora dos mesmos, sem estrutura própria, você não poderá esquecer de dois detalhes importantes:


1) A distância entre o centro do reservatório e a parte mais baixa do coletor solar deverá, sempre, ser a menor possível, sendo que não poderá ser superior a 5 m; e
2) A distância entre o reservatório térmico e os pontos de consumo da residência deverá ser a menor possível.

Assim, independente da localização do reservatório térmico em relação ao coletor solar, é muito importante observar estes dois pontos básicos, pois essas distâncias irão influenciar significativamente na eficiência do sistema.

Basicamente, existem cinco situações diferentes de instalação de um sistema solar para aquecimento de água de uso residencial, conforme descrito a seguir.

a) Primeira situação:


O reservatório de abastecimento geral e o reservatório térmico são instalados embaixo do telhado. Trata-se de uma das possibilidades de instalação mais simples de serem feitas. Entretanto, ela exige um telhado com inclinações mais acentuadas, para que haja espaço suficiente para a instalação do reservatório térmico e o reservatório de abastecimento, além do desnível mínimo requerido. Neste caso, o desnível entre o reservatório de abastecimento e o reservatório térmico é positivo. Trata-se de uma instalação feita embaixo do telhado, onde, na parte externa, próximo do beiral, encontram-se instalados os coletores solares, com a sua superfície coletora voltada para o Norte. O reservatório térmico, por sua vez, encontra-se instalado embaixo do telhado, mas em um nível superior aos coletores solares. Já o reservatório de abastecimento de água encontra-se posicionado em um nível mais elevado ainda, ou seja, um pouco acima do reservatório térmico. Neste caso, vale lembrar que, como se trata de um sistema do tipo termossifão, não se pode esquecer de fazer a instalação do respiro do reservatório térmico. Além disso, a extremidade superior desse respiro deverá ficar acima da parte superior do reservatório de alimentação.

b) Segunda situação:


O reservatório de abastecimento geral fica instalado na parte externa do telhado e o reservatório térmico fica instalado embaixo do telhado. Esta é uma situação muito comum de acontecer em telhados que apresentam inclinações intermediárias. Assim, para que haja desnível positivo entre os componentes, o reservatório térmico de alimentação geral deverá ser instalado na parte externa do telhado.

c) Terceira situação:


Esta é uma situação típica para telhados que possuem pequenas inclinações, que não possibilitam a obtenção de um desnível positivo. Em situações como esta, onde o desnível será negativo, torna-se necessária a instalação da válvula solar de desnível negativo. Esta válvula deverá ser instalada na parte externa da tubulação por onde a água aquecida no coletor solar fluirá para o reservatório térmico. Ela cumprirá a função de bloquear o refluxo de água aquecida do reservatório térmico para os coletores solares, um fato comum de acontecer, quando o desnível mínimo de 30 cm não pode ser obtido.

d) Quarta situação:


Esta situação representa um sistema onde o reservatório térmico e o de abastecimento encontram-se instalados em uma torre, construída sobre o telhado para essa finalidade. Esta é uma solução que possibilita aumentar o desnível entre os dois reservatórios, além de permitir ao sistema operar com desnível positivo entre o reservatório térmico e os coletores. Assim, como o reservatório ficará em um nível bem mais elevado, em relação aos pontos de consumo, a água poderá ser utilizada com maior pressão. Além disso, ao lado dessa torre, também poderá ser construída outra estrutura, exclusiva para fazer a instalação dos coletores solares.

e) Quinta situação:


Essa situação refere-se aos casos em que todo o sistema será instalado fora da residência. Geralmente, esse é um procedimento bastante comum de ser adotado em regiões montanhosas, onde a própria topo grafia permite fazer esse tipo de instalação. Nessas situações, o objetivo é facilitar a instalação e manutenção do sistema, além de, normalmente, alcançar maiores desníveis entre os componentes.

Melhore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Coletores solares para aquecimento de água: onde instalar?
- Piscina aquecida: como manter a temperatura da água à noite

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?