WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Economize no orçamento doméstico. Use o sol a seu favor

O aproveitamento da energia solar para aquecimento consiste em sistemas simples e de custos competitivos, que captam a radiação solar, promovendo o aquecimento de água, ar ou ambientes

Economize no orçamento doméstico. Use o sol a seu favor

A energia solar consiste em uma fonte de energia totalmente natural, ecológica, renovável, inesgotável e gratuita, que não agride, de maneira nenhuma, o meio ambiente. Por isso, ela vem sendo considerada uma das alternativas energéticas mais promissoras de ser utilizada pelo homem. Em vários países do mundo, verifica-se um considerável aumento na sua utilização.


No Brasil, o nível de radiação solar em território brasileiro é elevado o ano todo. Portanto, pode-se considerar que, em qualquer localidade do nosso país, é possível instalar sistemas de captação de energia solar, para aproveitamentos diversos.


“O desenvolvimento da humanidade, em geral, e a melhoria da qualidade de vida do ser humano estão diretamente ligados à utilização de energia. Assim, a energia é um elemento imprescindível na vida do homem, tendo em vista que todas as suas atividades, doméstica, agropecuária, agroindustrial ou industrial dependem do uso de energia”, afirmam os professores Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, José Dermeval Saraiva Lopes e Francisca Zenaide Lima, do curso Energia Solar para Aquecimento de Água, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


É importante que a humanidade se preocupe seriamente com o impacto das atuais políticas energéticas sobre a sociedade e o meio ambiente. Basicamente, as diversas formas de energia utilizadas na Terra pelo homem podem ser agrupadas em duas categorias, ou seja, uma composta pelas fontes de energias renováveis e a outra composta pelas não renováveis.


As fontes de energia renováveis são aquelas que existem em uma quantidade considerada inesgotável na natureza, independente do seu consumo pelo homem. Assim, podemos dizer que esse tipo de energia sempre irá atender ao consumo da humanidade. Como exemplos de fontes de energia renovável, pode-se citar o sol, a água, o vento, as marés e a biomassa.


Já energia não renovável pode ser definida como sendo aquela que existe em quantidades limitadas na natureza. Por isso, dependendo do consumo, um dia poderão se tornar escassas. Como exemplo de fontes de energia não renovável podemos citar o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear.


Isso reforça a necessidade cada vez maior de utilizar uma fonte de energia, que possa abastecer a humanidade de forma inesgotável, e que sirva de base para um desenvolvimento sustentável.


Entre as fontes de energia renováveis, a energia solar, em especial, representa um elevado potencial de utilização, em função da grande disponibilidade e das inúmeras vantagens que se encontram associadas a ela.


O Sol funciona como um imenso reator à fusão, gerando energia constantemente, e lançando-a no nosso planeta. Por isso, a combinação da busca por recursos naturais e o elevado custo de manutenção da energia convencional vem tornando, cada vez mais viável, o uso da tecnologia que permite aproveitar a energia solar.


No meio urbano, além de residências, a energia solar, empregada para fins de aquecimento de água, também pode ser aproveitada em estabelecimentos comerciais, principalmente naqueles em que se faz necessário o uso de um grande volume de água quente, como, por exemplo, em piscinas e chuveiros de academias, de clubes, e de hotéis, de escolas e até mesmo em indústrias, entre outros.


Já no meio rural, a energia solar para aquecimento de água também pode ser de grande utilidade, principalmente naqueles locais onde o fornecimento de eletricidade pelas concessionárias é inviável ou de custo elevado. Assim, pode-se aproveitá-la para lazer no aquecimento de água de piscinas em hotéis-fazenda, na própria fazenda ou para conforto dos colonos e dos proprietários.


O aproveitamento da energia solar para aquecimento consiste em sistemas simples e de custos competitivos, que captam a radiação solar, promovendo o aquecimento de água, ar ou ambientes, sendo o primeiro caso, o mais utilizado. Neste caso, a água aquecida será armazenada em reservatórios apropriados, termicamente isolados, permitindo, assim, utilizar água aquecida durante a noite, por exemplo.


A transformação da energia solar em energia elétrica é obtida através da tecnologia fotovoltaica, que é um sistema que utiliza materiais especiais capazes de converter a luz solar em energia elétrica.


Os sistemas de captação e de conversão, seja fotovoltaico ou de aquecimento de água, caracterizam-se por apresentarem uma grande disponibilidade, modularidade, portabilidade e simplicidade de instalação dos equipamentos utilizados, manutenção mínima e vida útil prolongada.


Os módulos solares não sofrem nenhum tipo de desgaste e não consomem matéria-prima, no processo de captação e de transformação da energia solar. Por isso, a manutenção se restringe apenas à realização de limpezas, quando houver incrustações de material (poeira, folhas secas, mofos etc.) que possam afetar a transparência do vidro dos módulos e a sensibilidade do mesmo.


Os investimentos iniciais para a instalação do sistema, que a princípio podem parecer elevados, são distribuídos ao longo de vários anos, correspondendo a um baixíssimo custo mensal de energia. Portanto, pode-se concluir que a implantação de um sistema solar irá proporcionar uma considerável redução da conta de energia elétrica no final do mês, uma vez que a energia solar é gratuita.


“O Sol brilha para todos!”. Fazendo jus a esse ditado, praticamente todas as pessoas poderão usufruir da energia solar. Apenas as regiões geladas do Globo, que se encontram além dos círculos polares, têm restrições quanto ao uso da energia solar.


Assim, fora dessas regiões, a energia solar é a solução para se levar energia para aqueles locais mais remotos (de difícil acesso) ou que o fornecimento de energia via concessionárias é economicamente inviáveis, principalmente por causa das grandes distâncias até as redes de distribuição das fornecedoras de energia.


Gostou da matéria? Conheça os Cursos da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Wanderlei Leite da Silva

22 de set. de 2013

Senhores(as), Comprei recentemente um curso sobre energia eólica e gostaria de saber se o mesmo realmente ensina como fazer os cálculos para dimensionar, especificar e quantificar todos os componentes que envolve um projeto de um sistema eólico para atender as condições gerais de cargas de uma casa, por exemplo? Gosto muito do sistema de ensino de vocês, pois é bem prático, cômodo e atinge mais as pessoas que se interessam em aprender. Parabéns e um abraço a todos.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de set. de 2013

Olá, Wanderlei!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?