
Atualmente, o aumento da população mundial requer do setor agropecuário maior produção de alimentos. Porém, inevitavelmente, o aumento de produção de alimentos, seja de origem vegetal ou animal, resultará, também, numa maior produção de resíduos, os quais se tornarão um problema para o produtor, se não receberem um tratamento seguro.
“No caso particular da produção de alimentos de origem animal, os dejetos, quando são lançados diretamente no ambiente, sem receberem um prévio e adequado tratamento, causarão contaminações do solo, do ar e dos mananciais de água, podendo ocasionar vários tipos de doenças ao homem e aos próprios animais”, explica Dr. Jorge de Lucas Júnior, professor do Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores.
Por isso, os sistemas modernos de produção não devem ser fundamentados apenas no objetivo de produzir alimentos de forma eficiente, isto é, visando à quantidade e a qualidade, mas deve, também, buscar condições adequadas para dar um destino seguro aos dejetos gerados na produção, para que os riscos de contaminações sejam minimizados e, ainda, se consiga agregar valor à atividade realizada na propriedade.
Manejo dos dejetos
Um manejo integrado dos dejetos de animais poderá ser obtido, fazendo-se a reciclagem dos mesmos por meio da utilização dos biodigestores, que são sistemas de fácil construção e operação. Após serem diluídos em água, os dejetos, colocados no interior dos biodigestores, sofrerão o processo de biodigestão anaeróbia (fermentação), promovida por bactérias que agem na ausência de oxigênio. Durante esse processo, ocorrerá no interior do biodigestor a transformação dos dejetos em biofertilizante com a liberação de um gás combustível (biogás), composto principalmente por metano.
Biogás e Biofertilizantes
O biogás produzido poderá ser utilizado em diversos equipamentos, como os de queima direta (acionamento de motores, fogões, aquecedores para animais e outros equipamentos de queima direta, utilizados para acionar geradores de energia elétrica). Já o biofertilizante poderá ser utilizado na agricultura para adubação das culturas, uma vez que apresenta uma considerável redução da carga orgânica poluente e dos organismos transmissores de doenças, existentes nos dejetos.
Redução de custos
Além de não contribuir com a contaminação do meio ambiente, portanto, o produtor que realizar a reciclagem dos dejetos gerados pelos animais, através do uso de biodigestores, também reduzirá os custos com energia utilizada no processo de produção e com a compra de fertilizantes para as lavouras.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.