WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O Brasil recebe pouca radiação solar durante o ano. Verdade ou mentira?

Mentira. O Brasil é um país que possui 90% do seu território localizado na região do globo considerada de alto potencial de energia solar

O Brasil recebe pouca radiação solar durante o ano. Verdade ou mentira?   Artigos Cursos CPT

 

O Brasil é um país que possui 90% do seu território localizado na região do globo considerada de alto potencial de energia solar. “Quando se pensa que o nosso país está geograficamente localizado em uma posição privilegiada do globo, fatos como a necessidade de se buscar uma fonte alternativa de energia; redução de custos; e, principalmente, a busca por fontes de energia que não agrida o meio ambiente ganham mais incentivos”, afirma Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para Aquecimento de Água.

Tanto é verdade que muitas instituições de pesquisas vêm trabalhando na busca de mais e mais informações que possam ter aplicações imediatas na vida das pessoas. E, um exemplo disso é o “Atlas Brasileiro de Energia Solar” lançado recentemente pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é um órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Nesse Atlas são apresentados:


♦ Mapas das diversas componentes da radiação solar;
♦ Análise das variabilidades temporais e espaciais e as tendências dos recursos de energia solar;
♦ Alguns cenários de utilização dos recursos de energia solar no Brasil;
♦ Descrição da metodologia empregada na obtenção dos dados de radiação solar e produção dos mapas das componentes da radiação solar;
♦ Informações relativas aos níveis de confiança da metodologia empregada, obtidos através de estudos de validação das estimativas do modelo empregado, com resultados de outros modelos e com dados de campo; e
♦ Outras.

Como você já sabe, essa é a condição que possibilita a máxima captação de energia solar incidente. Além disso, a medição da radiação solar incidente em um plano com inclinação igual à latitude representa o valor da radiação que incidirá sobre um coletor solar, que também deverá ser instalado com uma inclinação igual à latitude local.

De acordo com o Atlas, o Brasil possui uma grande disponibilidade de recursos em energia solar, alcançando valores máximos em torno de 6,4 kwh/m2 /dia. Isso, deve-se ao fato de o território brasileiro possuir uma localização predominantemente tropical.

Mesmo durante o inverno, pode-se observar que os valores mensais da radiação solar global na superfície ainda podem ser considerados elevados, uma vez que os valores mínimos são da ordem de 4 kWh/m2 /dia em alguns locais do Brasil. Portanto, essas informações nos fornecem a quantidade de energia incidente no plano de maior radiação solar, considerando a posição geográfica do local.

Para se fazer um aproveitamento mais eficiente da energia solar nas formas de energia fotovoltaica (geração de eletricidade) ou na térmica (aquecimento de água, ambiente etc.), no entanto, é importante se ter informações da radiação solar no plano inclinado.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Fonte de energia natural e inesgotável? O Sol!
- Por que converter a energia solar em térmica, luminosa ou elétrica?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Energia Alternativa.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!