WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Garantindo a segurança na instalação de energia solar em casas

Inesgotável, gratuita e sustentável, a energia solar requer a instalação de placas fotovoltaicas

Placas energia solar

Evandro Sérgio, professor do Curso CPT Energia Solar para Aquecimento de Água, explica que a energia solar representa um elevado potencial de utilização, em função da grande disponibilidade e das inúmeras vantagens que se encontram associadas a ela. Isso acontece, porque o sol funciona como um imenso reator à fusão, gerando energia constantemente, e lançando-a no nosso planeta.

Ainda, além de ser inesgotável e gratuita, a energia solar é, indiscutivelmente, considerada uma fonte de energia limpa, ou seja, não degrada o meio ambiente e, também, é vista como sendo uma boa opção para redução dos custos da energia elétrica fornecida por concessionárias.

Por conta disso, cada vez mais pessoas têm aderido a essa fonte de energia. O ato, apesar de sustentável, não é tão fácil quanto parece. A instalação é um procedimento complexo e exige muita atenção e cuidado. Para tal, recomenda-se contratar uma empresa especializada no assunto, com o objetivo e eliminar possíveis problemas.

Há vários erros técnicos que podem ocorrer durante a instalação das placas fotovoltaicas, resultado de inconformidade do prestador de serviço ou pelo dono do imóvel onde estão instaladas. Fique ligado em dicas que ajudarão a garantir a segurança na instalação do sistema:

Proteção de corrente alternada e corrente contínua

Diferentemente da corrente alternada, utilizada em aparelhos elétricos comuns, os módulos fotovoltaicos produzem energia em corrente contínua. Isso significa que o inversor – aparelho no qual a energia é convertida – possui corrente tanto na entrada quanto na saída, o que torna essencial utilizar proteções separadas nesses dois locais, como fusíveis, disjuntores, chave seccionadora e dispositivos de proteção contra surtos.

É comum que, por costume, as pessoas desliguem o disjuntor de corrente alternada, o que não desenergiza o lado de corrente contínua, oferecendo risco às pessoas que mexem no quadro de força.

Equipotencialização e aterramento

Para a instalação dos módulos, utiliza-se alguma estrutura que, na maioria das vezes, é metálica. Todos eles possuem um frame de alumínio, que garante proteção, resistência mecânica e uma montagem segura. Todas as estruturas metálicas, inclusive os frames, devem ser equipotencializadas, isto é, devem ser interligadas por condutores de proteção para possuírem o mesmo potencial.

Estrutura da instalação fotovoltaica inadequada

Os módulos, no geral, possuem alta durabilidade. Porém, é preciso tomar alguns cuidados com suas estruturas, para assegurá-la. Ao instalá-los em telhados, por exemplo, deve-se requisitar a presença de um profissional que faça a análise estrutural, de modo a certificar-se de que o telhado suporta o peso dos módulos.

Mesmo em solos, deve-se realizar também uma análise prévia, que avaliará a preparação do local, se ele suporta intempéries e degradações, além de problemas que possam surgir ao longo dos anos que os módulos durarem.

Alguns erros comuns

- As estruturas dos módulos foram projetadas para resistir a chuvas de granizo. Contudo, não foram projetadas para suportarem pisadas. Devido a isso, deve-se analisar o espaço que receberá os painéis, pois a área de circulação entre eles é restrita.

- Ao instalá-los, é imprescindível garantir a integridade física e a vida de todas as pessoas envolvidas na instalação, sejam profissionais ou proprietários.

- Utilize sempre as ferramentas adequadas, evitando instalações mal executadas, que podem colocar em risco a vida das pessoas que vivem nos locais onde as placas fotovoltaicas foram instaladas.

Ressaltamos que as informações aqui apresentadas são apenas de caráter informativo. Por apresentar riscos, recomenda-se que a instalação seja feita apenas por profissionais capacitados ou por pessoas com pleno conhecimento sobre todos os aspectos que a envolvem.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Energia:

Energia Solar para Aquecimento de Água
Energia Solar para o Meio Rural
Energia Eólica – Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água

Fonte: Casa.com.br – casa.abril.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!