WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Energia solar garante eletricidade em locais em que a distribuição é inviável

Alternativa para o meio rural, o uso de energia solar também se encaixa em qualquer situação em que se deseja reduzir os custos com energia

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2036/m-energia-solar-meio-rural.jpg

A transformação de energia solar em elétrica é obtida por meio da tecnologia fotovoltaica.

O aumento do número de hidrelétricas que se encontram distribuídas em nosso território permitem levar energia, por meio de extensas redes de distribuição, para os pontos de consumo mais distantes do local de geração, alcançando assim muitas áreas do meio rural. O que fez, nos últimos anos, com que o setor agropecuário passasse por grandes transformações, revertendo-se em aumento e melhoria de qualidade da produção nas propriedades rurais. Além disso, proporcionou um bom nível de conforto ao homem do campo, permitindo-lhe usufruir de alguns privilégios que antes só eram desfrutados pelos habitantes urbanos.

Entretanto, devido à grande extensão territorial do Brasil,  existem áreas em que o fornecimento de energia elétrica pelo sistema convencional torna-se economicamente inviável e, por isso, ainda existem muitos brasileiros que, até então, não usufruem dos benefícios da energia elétrica. Até o momento, alguns desses consumidores usam a energia proveniente da instalação de pequenas usinas, construídas em pequenas quedas d´água existentes nas próprias fazendas, ou da instalação de um grupo motor-gerador, movido a diesel, gasolina ou álcool.

No entanto, o desenvolvimento tecnológico está possibilitando o fornecimento de outra forma de energia elétrica a esses locais. Trata-se da energia solar, a qual vem se apresentando como uma excelente alternativa. O aproveitamento da energia solar pode ser feito utilizando-se materiais simples e com investimentos relativamente baixos, podendo ser utilizada não apenas em locais totalmente desprovidos de energia elétrica, mas, em qualquer situação, como por exemplo, quando se deseja reduzir os custos com energia.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2036/m-energia-solar-rural.jpg

O aproveitamento da energia solar pode ser feito utilizando-se materiais simples e com investimentos relativamente baixos.

A transformação de energia solar em elétrica é obtida por meio da tecnologia fotovoltaica, que é um sistema que utiliza materiais especiais capazes de converter a luz solar em energia elétrica. O sistema de capitação e fornecimento de energia solar é muito simples, não requerendo mão-de-obra especializada para sua montagem e manutenção. Possui, também, elevada durabilidade, podendo funcionar por mais de 25 anos com segurança e manutenção mínima. É, portanto, uma tecnologia simples e barata que pode ser utilizada por qualquer pessoa, em qualquer parte do Brasil.

Sendo assim, o CPT – Centro de Produções Técnicas, cumprindo seu papel de disponibilizar conhecimentos adequados, elaborou o curso “Energia Solar para o Meio Rural” no qual são apresentadas as técnicas de fornecimento de energia elétrica, principalmente para o meio rural, utilizando-se energia solar. O mesmo aborda assuntos como: componentes do sistema e suas características, sistemas de instalação, utilização da energia solar,  projeto, e instalação de sistemas fotovoltáicos. Nele você receberá informações do professor Nelson Fernandes Maciel, engenheiro eletricista, Mestre em engenharia agrícola da Universidade Federal de Viçosa - MG.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A técnica de aproveitamento da energia solar, para fornecimento de energia elétrica, representa uma alternativa para locais onde a implantação do sistema elétrico convencional é inviável, técnica e economicamente, ou em situações em que se deseja reduzir os custos com a energia elétrica convencional.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francisco Robson Araujo Bezerra

10 de mar de 2013

É ótimo esse projeto, mas quero saber quais aparelhos eu posso ligar nesse tipo de equipamento. Eu possuo televisão, notebook, geladeira, ar condicionado, lavadeira, 5 lampadas fluorescentes, ventilador, entre outros. Será possível ligar tudo isso nesse sistema de energia?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mar de 2013

Olá, Francisco!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Os sistemas fotovoltáicos podem ser utilizados para forcener energia elétrica em diversas situações. No entanto, essa tecnologia ainda possui custo relativamente alto, o que a torna viável, principalmente nos sistemas de menores demandas de energia elétrica. Isso quer dizer que utilizar a energia solar para acionar motores elétricos de maiores potências ou equipamentos como geladeiras convencionais, freezeres, ferro elétrico e chuveiros, por exemplo, deve ser uma opção a ser adotada com bastante cuidado e critério técnico. Tudo isso por causa da maior quantidade de painéis solares que seriam necesários, além da maior capacidade dos demais componentes do sistema, o que certamente tornará o custo da instalação consideravelmente elevado.

Você pode encontrar mais informações no curso Energia Solar para o Meio Rural, produzido pelo CPT.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

fabiana silva

27 de fev de 2013

Oi, bom dia! Queria saber se esse livro os vídeos ensina a fazer a placa solar? Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de fev de 2013

Olá, Fabiana!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para lhe fornecer mais informações.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

jose luiz

5 de jan de 2013

Pergunta: o curso sobre energia solar, ensina a montar o painel solar passo a passo? E onde adquirir os componentes?

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jan de 2013

Olá, José Luiz!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Energia Solar para o Meio Rural.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

wellington silva

9 de abr de 2012

Para a utilização da energia alternativa, qual é o mas eficiente: energia solar ou energia eólica ? E qual delas gastaria menos nos equipamentos e na montagem? Posso instalar os equipamentos em áreas urbanas? É possível manter uma pequena empresa de beneficiamento de polpa de frutas só com a energia solar? Onde posso encontrar os materiais para a montagem dos equipamentos? Preciso ser pessoa jurídica para atuar na área de montagem desses equipamentos? E a lucratividade nesse ramo é boa?

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de abr de 2012

Bom dia, Wellington!

Ao fazer um investimento desse porte, é sempre bom estudar o máximo sobre o tema. Sugerimos que você faça os Cursos CPT para ampliar seus conhecimentos e entre em contato com técnicos e especialistas de entidades de fomento tais como Emater e Sebrae, na sua cidade, para orientação na montagem de um plano de negócio adequado a sua atividade e adaptado às condições geográficas de sua localização.

O CPT – Centro de Produções Técnicas possui três cursos que podem ser bastante úteis para você: Energia Solar para Aquecimento de Água, Energia Solar para o Meio Rural e Energia Eólica: Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água. Vale a pena também conferir alguns artigos e matérias sobre esse tema. Clique e confira: Vantagens da energia eólica incluem economia e acesso a regiões sem hidrelétricas, Energia eólica para geração de eletricidade e bombeamento de água e Energia eólica ganha espaço no Brasil.

Para mais esclarecimentos, entre em contato conosco!

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!