WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sabia? Biodigestor reduz gastos com energia e fertilizantes

Os biodigestores utilizam tecnologias simples, que possibilitam transformar os dejetos de animais em biofertilizantes e biogás, muito úteis na atividade agropecuária

Sabia? Biodigestor reduz gastos com energia e fertilizantes

 

Com o aumento crescente da população mundial, há também uma crescente necessidade de produção de alimentos, o que, inevitavelmente, seja devido à produção de alimentos de origem vegetal ou animal, resultará em uma maior produção de resíduos. Esses se tornam um problema para o produtor, se não receberem um tratamento seguro.

O manejo integrado dos dejetos dos animais poderá ser obtido fazendo-se a reciclagem dos mesmos por meio da utilização dos biodigestores.


Assim, para atender à crescente demanda, os alimentos devem ser obtidos com base em uma consciência ecológica, visando à preservação do meio ambiente. "E, para isso, se torna necessário modernizar os sistemas de produção, bem como fazer uso das fontes alternativas de energia existentes", explica Jorge de Lucas Júnior, do Departamento de Engenharia Rural - FCAV/UNESP - Jaboticabal, doutor em energia na agricultura, especialista em aproveitamento de resíduos, professor do Curso CPT Construção e Operação de Biodigestores.

No caso particular da produção de alimentos de origem animal, os dejetos, quando são lançados diretamente no ambiente, sem receberem um prévio e adequado tratamento, causarão contaminações do solo, ar e dos mananciais de água. Isso pode ocasionar vários tipos de doenças ao homem e aos próprios animais.


Por isso, os sistemas modernos de produção não devem ser fundamentados apenas no objetivo de produzir alimentos de forma eficiente, buscando qualidade e quantidade, mas também buscando condições adequadas para dar um destino seguro aos dejetos gerados na produção, para que os riscos de contaminações sejam minimizados e, ainda, se consiga agregar valor à atividade realizada na propriedade.

O biofertilizante pode ser utilizado na agricultura para a adubação.


Nesse contexto, um manejo integrado dos dejetos dos animais poderá ser obtido fazendo-se a reciclagem dos mesmos por meio da utilização dos biodigestores, que são sistemas de fácil construção e operação. Nele, os excrementos são diluídos em água, sofrendo um processo denominado de biodigestão anaeróbica, ou fermentação, promovida por bactérias que agem na ausência de oxigênio. Durante esse processo, eles são transformados em biofertilizantes, com a liberação de um biocombustível, o biogás, composto princialmente de metano. 


O biogás pode ser utilizado em diversos equipamentos, seja os de queima direta, como fogões, acionamento de motores, aquecedores para animais, seja para acionar geradores de energia elétrica.  Já o biofertilizante pode ser utilizado na agricultura para adubação das culturas, uma vez que apresenta uma considerável redução da carga orgânica poluente e dos organismos transmissores de doenças, existentes nos dejetos.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o produtor que realizar a reciclagem dos dejetos gerados pelos animais, por meio do uso de biodigestores, também reduzirá os custos com a energia utilizada no processo de produção e com a compra de fertilizantes para lavouras. 


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? 


 


Conheça os Cursos CPT da área Energia Alternativa.
Por Equipe CPT de Redação.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

juverci gustavo ribeiro

29 de nov. de 2015

Quero construir um biodigestor suino, qual o primeiro passo para a construção. Sou morador em Guapimirim - RJ preciso da ajuda de vocês.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de nov. de 2015

Olá, Juverci!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Vandré L. Henika

17 de mai. de 2013

Meu trabalho de conclusão do curso, técnico em meio ambente é realmente sobre biodigestores. Portanto, achei interessantíssima essa matéria da CPT, falando sobre biodigestores e seus benefícios ao meio ambiente no tratamento dos dejetos dos animais, que são muito poluentes tanto para o ar, água e solo.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai. de 2013

Olá, Vandré!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Não deixe de nos visitar para ficar por dentro de conteúdo em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marcio Pieper

18 de jun. de 2012

Olá amigos, estive observando o anuncio do biodigestor, e lá fala sobre beneficiamento e armazenagem do biogás. Mas na verdade o que temos no vídeo e no livro é insuficiente para que eu possa construir a minha usina de beneficiamento do biogás. Gostaria de receber mais detalhes do material usado e como construir e operar a usina, pois necessito armazenar em botijão o gás para ser consumido no fogão da fazenda, pois tem dias que minha produção é maior que o consumo, em outros é o contrário. Ficarei muito grato se conseguir informação que facilite a construção de uma pequena usina para armazenar o biogás já purificado. Pois meu biodigestor fica muito distante do ponto de consumo (cozinha).

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago. de 2012

Olá, Márcio!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

O curso Construção e Operação de Biodigestores, produzidos pelo CPT, mostra como deve ser feita a utilização e a construção de biodigestores na fazenda, abordando assuntos como: tipos de biodigestores e seu funcionamento; manejo dos dejetos; uso do biogás e do biofertilizante; dimensionamento do biodigestor, sua construção e operação.

Para informações sobre o armazenamento do biogás já purificado em botijões, recomendamos que entre em contato com o coordenador do curso, o Professor Jorge de Lucas Júnior do Departamento de Engenharia Rural da UNESP – Jaboticabal. Ele é Doutor em Energia da Agricultura e especialista em aproveitamento de resíduos.

Alguns artigos nesta área podem ser de seu interesse: Biodigestor produz biogás, uma fonte de energia alternativa; Como funcionam os biodigestores; Biodigestor faz de rejeitos fonte de renda e Biogás: passos para construir biodigestores e suas vantagens.

Atenciosamente,

Natália Parzanini

Ivângela Pianegonda Romanzini

5 de abr. de 2012

Estudo na UCS de Caxias do sul e estamos fazendo um trabalho sobre biodigestor para hotéis. Gostaria de obter mais informações sobre esse assunto. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de abr. de 2012

Bom dia, Ivângela!

Biodigestores produzem energia e biofertilizantes a partir de resíduos vegetais e dejetos animais ou humanos. Além de ser fonte de energia e biofertilizantes, o biodigestor também pode tratar esgotos. Temos algumas notícias e artigos que podem te ajudar, Ivângela, pois trazem informações mais detalhadas sobre a instalação, o funcionamento e os benefícios dos biodigestores: Como funcionam os biodigestores, Biodigestor produz energia e fertilizantes a partir de dejetos, Identifique as vantagens da utilização de um biodigestor e Biodigestores, soluções para proteger o meio ambiente.

Camila Guimarães Ribeiro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?