
“A energia eólica provém da energia solar, uma vez que os ventos são originados como decorrência do aquecimento desuniforme da atmosfera, pela radiação solar. Essa falta de uniformidade no aquecimento da atmosfera é causada principalmente pela orientação dos raios solares e pelos movimentos do planeta”, afirma Antônio Leite de Sá, professor do Curso CPT Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água.
Ainda que pareça um pequeno percentual, cerca de 2% da energia solar absorvida pela Terra é convertida em energia eólica, o que equivale a centenas de vezes a potência anual instalada nas centrais elétricas em todo o mundo. Nesse sentido, a energia dos ventos pode ser o futuro da energia global, assim como a solar, entre outros tipos de energia renováveis e não poluentes.
Apresenta baixo custo
Pensando nisso, uma startup norte-americana desenvolveu um projeto inovador para gerar energia eólica em casa. Trata-se da mini turbina eólica PowerPod, própria para o meio urbano. Sua segurança e potência pode surpreender até mesmo as pessoas mais céticas. Entretanto, sua principal vantagem é o baixo custo quando comparada aos painéis solares.
Mais eficiente que painéis solares
Além disso, quando em regiões com menos de 300 dias de sol por ano, a mini turbina eólica portátil é muito mais eficiente do que os painéis solares sob as mesmas condições. Uma PowerPod de 1 kW é capaz de gerar 3 vezes mais energia do que uma turbina eólica convencional, graças ao sistema de pás projetado para aumentar a velocidade do vento em 40%.
Não apresenta partes externas móveis
Sem falar que o equipamento não apresenta partes externas móveis, o que o torna muito mais seguro para animais silvestres, ao contrário das turbinas eólicas convencionais. Com isso, seu impacto no meio ambiente é significativamente reduzido, principalmente por ser compacta, o que permite a sua instalação em telhados e muros.
Pode receber o vento de diversas direções
A coleta do fluxo de ar ocorre na parte externa da bainha. Em seguida, o ar é concentrado em uma lâmina circular instalada no interior do equipamento. Além disso, o design da mini turbina eólica permite que ela receba o vento de diversas direções e ao mesmo tempo. Se fossem turbinas convencionais isso seria perigoso.
Pode ser conectada a painéis solares
Ainda em relação ao design da mini turbina portátil, ele permite o aumento da velocidade do vento, sem ter de ser instalada em postes altos. Com isso, a turbina pode ser sustentada sem a necessidade de estruturas e cabeamentos caros. Sem falar que a PowerPod pode ser conectada a painéis solares como fonte extra de energia.
Viável para motor home e trailer
Além de residências, a mini turbina eólica pode ser instalada em motor home e trailer, como fonte adicional de energia renovável. Embora apresente todas essas vantagens, para ingressar no mercado, a mini turbina eólica requer capital de investidores. Enquanto isso, testes estão em andamento para ajustes.
Conheça os Cursos CPT da Área Energia Alternativa:
Energia Eólica - Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água.
Energia Solar para Geração de Energia Elétrica no Meio Rural
Energia Solar para Aquecimento de Água
Fonte: Ciclo Vivo
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.