WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você já conhece o projeto de vida do Novo Ensino Médio?

Confira um guia simplificado do Novo Ensino Médio, que entra em vigor em 2022 em todo o país

Alunos - imagem ilustrativa

Uma das novidades do Novo Ensino Médio é o foco no trabalho em sala de aula a partir de projetos. Assim, surge, também, a disciplina de Projeto de Vida, que tem a finalidade de promover mudanças no ensino para alinhar a educação básica às exigências da sociedade e ao mercado de trabalho.

Elaine Battestin, professora do Curso CPT Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino, afirma que a metodologia de projetos surge no cenário educacional como um meio eficaz de aprendizagem significativa, auxiliando os alunos a assimilarem conhecimentos de forma dinâmica e interativa. Porém, para implantar esse método em sala de aula, o professor deve ter jogo de cintura e estar preparado para assumir novos desafios. Assim, é preciso que o profissional tenha base teórica e pedagógica do trabalho com projetos, estudando desde o planejamento à organização.

O ano escolar de 2022 iniciará um Novo Ensino Médio em todo o Brasil para os alunos matriculados na 1ª série. Todos os currículos deverão considerar a formação integral do aluno, visando adotar um trabalho voltado para a construção do projeto de vida.

O que é projeto de vida?

O projeto de vida tem como objetivo ajudar o aluno a entender as diferentes dimensões que fazem parte de sua personalidade, as quais estão relacionadas aos seus interesses profissionais, sociais e pessoais, e devem ser trabalhadas em ambiente escolar.

O objetivo da aplicação do projeto de vida é ampliar o rendimento escolar do aluno, visando formar cidadãos preparados para lidar com os desafios pessoais.

Saiba quais são os pilares do projeto de vida:

1- Profissional

É preciso direcionar o aluno para o mercado de trabalho, o que pode ser feito a partir da realização de atividades que reforcem valores como a criatividade, a responsabilidade, a curiosidade científica, a liderança e a visão de futuro.

2- Social

A dimensão social está relacionada à importância de integrar as ações individuais de cada estudante ao contexto no qual ele se insere, visto que todo mundo é parte de um grupo maior, como a família, o bairro em que vive, a escola e o nosso país.

3- Pessoal

Talvez a dimensão mais importante, por se tratar da construção da identidade de cada aluno e de seus valores. É preciso que os estudantes desenvolvam estratégias e criem formas de lidar com suas emoções, além de se entenderem e se reconhecerem enquanto indivíduos. Deve-se buscar contribuir para a formação de pessoas com autoestima e resiliência.

O que a BNCC diz sobre o projeto de vida?

A Base Nacional Comum Curricular, documento que define as diretrizes para o ensino em todas as escolas – públicas e privadas – do Brasil, inclui o projeto de vida em várias passagens. A competência 6 da BNCC traz “a importância de fazer escolhas alinhadas com o exercício da cidadania e ao projeto de vida do aluno, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.

Além disso, a BNCC também aponta o papel da escola na construção do projeto de vida dos alunos, afirmando que a instituição deve “valorizar os papéis sociais desempenhados pelos jovens [...] e qualificar os processos de construção de sua(s) identidade(s) e de seu projeto de vida”.

Como as escolas podem aplicar o projeto de vida no Ensino Médio?

Um dos principais desafios da equipe pedagógica é definir a melhor forma de aplicar o projeto de vida em sala de aula, incorporando a disciplina ao projeto escolar. Como se trata de um conteúdo flexível, é importante, primeiramente, compreender o que significa o projeto de vida para a vida do estudante, e em seguida definir a estrutura e as metodologias a serem utilizadas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Educação:

Curso Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino
Curso Estratégias de Ensino - Estilos de Aprendizagem
Curso Metodologias para Aprendizagem Ativa

Fonte: Blog My Life – Blog.mylifesocioemocional.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!