Enquanto as crianças brincam, muitas coisas importantes ocorrem: assimilação e apropriação da realidade humana; construção de hipóteses; elaboração de soluções para problemas; e enriquecimento da personalidade. É brincando que ela, desde os primeiros meses, começa a se descobrir e a estabelecer uma relação com o mundo que a rodeia.
A seleção de brincadeiras e a maneira de brincar vão sofrendo mudanças de acordo com as etapas de desenvolvimento da criança. É nesses momentos que ela exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade e a capacidade de conviver com o outro. Simbolicamente, o brincar torna-se um meio espontâneo de expressão, porque, sem se dar conta, a criança exprime seus medos, desejos e experiências.
Portanto, o professor da educação infantil deve possibilitar atividades que favoreçam o envolvimento das crianças em brincadeiras, fundamentalmente as que promovem a criação de situações imaginárias, pois estas têm nítida função pedagógica.
É importantíssimo destacar que o professor, ao orientar as primeiras atividades de expressão, precisa considerar, antes de tudo, suas manifestações espontâneas, a única coisa que permitirá a ela exteriorizar sua personalidade. Muitas sequelas podem ser deixadas por uma condução irresponsável no que diz respeito à prática dessas atividades, dentre elas um bloqueio, que pode resultar em vários problemas, como timidez, agressividade, falta de fluência verbal e gestual, dificuldade de relacionamento com os companheiros, e outros mais.
Se o professor tiver sempre o cuidado de deixar a criança percorrer livremente seu caminho de descobertas, permitindo assimilá-las, transformá-las e expressá-las com prazer e naturalidade, ele estará criando um clima de liberdade e respeito em sala de aula, em que a criança expressa seus sentimentos e sensações sem medo de censura, em um clima de brincadeira.
As atividades teatrais dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento.
É nessa perspectiva que a concepção de teatro na educação infantil deve acontecer. As atividades teatrais, mais especificamente, o jogo dramático, são atividades orientadas, que dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora. Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo, tudo isso faz parte do campo de experiências dos jogos dramáticos, imprescindíveis para essa faixa etária.
O curso “Teatro na Educação Infantil” elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas oferece estratégias, técnicas e abordagens para que o professor possa desenvolver atividades teatrais variadas. Para isso, são abordados assuntos como: linguagem teatral; as características do teatro na educação infantil; critérios de escolha e adaptação dos textos; adequação à linguagem e à idade; como é a criação; tipos de materiais usados e a participação das crianças na elaboração do figurino e do cenário.
Contém, ainda, informações sobre a preparação das crianças para a peça, ensaios, como apresentar uma peça, outras possibilidades de apresentação teatral, fantoche, dedoche, marionetes, teatro de luz, mímica e teatro de recorte.
Nele, você receberá instruções da professora Maria Oliveira Cortes, pedagoga e especialista em educação infantil. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Os professores que fazem teatro na educação infantil são unânimes em afirmar que é muito prazeroso e, principalmente, muito proveitoso para as crianças, no que tange ao seu desenvolvimento. Arrumar um bom texto, fazer o cenário, o figurino e, ainda, fazer crianças, tão pequenas, decorarem falas, movimentos e representar pode parecer difícil, mas esses são problemas que têm solução.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Adriana Tupina Almeida
10 de set. de 2019Trabalho com jardim de infância e realizo projetos diversos. Gostaria de fazer cursos a distância de teatro para educação infantil. Sou formada em educação artística cênicas e sou readaptada.
Resposta do Portal Cursos CPT
11 de set. de 2019Olá Adriana Tupina Almeida,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber do seu interesse. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso que será essencial para você.
Atenciosamente,
Victor Sampaio
Florina Suza Pinto
11 de mar. de 2018Gostei muito da reportagem e, mais ainda, das ofertas dos Cursos. Sou uma Diretora Pedagoga da Creche/Escola de Educação Infantil Vovó Orion-Integral, Privada, Filantrópica, com atendimento gratuito das 8 as 17 horas, de 2a à 6a feira dos 0-5 anos de idade. Quero comprar todos estes Curso de Educação Infantil que estão nesta página, pois darei como doação à escola. Se puderem fazer em boleto, em 2 vezes, agradeço Att Florina Souza Pinto - Diretora da Creche/EEI Vovô Orion
Resposta do Portal Cursos CPT
12 de mar. de 2018Olá Florina,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Cursos a Distância na área Educação Infantil.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos