A sala de atividades é um espaço onde as práticas pedagógicas são planejadas e organizadas com a preocupação de contribuir para o desenvolvimento, a construção e sistematização dos conhecimentos das crianças. Quando a ação educativa é pautada no princípio de que as ações e interações do sujeito são fundamentais no seu processo de aprendizagem, o espaço para a realização das atividades deve favorecer as interações e ações, ou seja, onde possa construir, escolher, decidir, criar, espalhar, experimentar, agrupar, separar, imitar, fingir e trabalhar com os colegas, sozinho e em pequenos grupos (REGO, 2008).
“Para que as crianças construam sua própria aprendizagem, é preciso que se sintam participantes de um ambiente que tenha sentido para elas”, afirma Luciana Fiel, professora do Curso a Distância CPT Desenvolvimento da Linguagem Matemática . A sala de aula pode ser vista, então, como uma oficina de trabalho de professores e crianças, podendo transformar-se num espaço estimulante, acolhedor, de trabalho sério, organizado e alegre.
Segundo Aranão, 1996, as pesquisas mostram que o meio ambiente pode agilizar ou retardar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. As crianças de culturas mais industrializadas geralmente desenvolvem-se mais rapidamente do que as de culturas menos industrializadas. Dentro de um mesmo país, as crianças de nível socioeconômico médio-alto desenvolvem-se mais rapidamente do que as de baixa renda, e as que vivem na cidade, mais rápido do que as de zonas rurais. Enquanto vive em um meio sobre o qual pode agir, discutir, decidir, realizar e avaliar com seu grupo, a criança adquire condições e vive situações favoráveis para a aprendizagem. Dessa forma, a sala de aula deve ser marcada por um clima cooperativo e estimulante para o desenvolvimento das crianças, bem como deve fornecer a interação entre diferentes significados que eles apreenderão ou criarão, pelas propostas feitas e pelos desafios que vencerem. Para isso, é importante realizar as atividades com os grupos de trabalho, que, assim como os diferentes recursos didáticos, tornam-se indispensáveis.
Os erros fazem parte do processo de aprendizagem, devendo ser explorados e utilizados de maneira a gerar novos conhecimentos, novas questões e novas investigações, num processo permanente de refinamento das ideias discutidas. Por isso, o ambiente proposto deve ser positivo, onde possibilite condições de encorajar as crianças a criar soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, justificar seu raciocínio e validar suas próprias conclusões.
Alguns procedimentos de comunicação devem estar implícitos na organização do ambiente de trabalho com a classe. A comunicação tem papel relevante na troca de experiências entre os envolvidos no processo de trabalho da classe, e define a situação que vai dar sentido às mensagens trocadas. Ela não consiste apenas na transmissão de ideias e fatos, mas, principalmente, em oferecer novas formas de ver essas ideias, de pensar e relacionar as informações recebidas de modo a construir significados, de explorar, investigar, descrever, representar seus pensamentos e suas ações.
Representar, ouvir, falar, ler e escrever são competências básicas de comunicação e essenciais para a aprendizagem. Assim, a aprendizagem deve ter momentos para:
- Produção e leitura de textos;
- Trabalhos em grupo;
- Jogos;
- Elaboração de representações pictóricas; e
- Elaboração e leitura de livros pelas crianças.
Ampliamos a possibilidade de significação para uma ideia surgida no contexto da classe quando variamos os processos e as formas de comunicação. Quando é usada a ideia de uma criança, ocorre uma reação nas demais, formando uma rede de interações e permitindo que diferentes inteligências se mobilizem durante a discussão.
Animar, manter a rede de conversas e coordenar ações é o trabalho do professor. Nessa perspectiva, o professor não está ali para resolver problemas e tomar decisões sozinho. O que o professor tem que discernir durante as atividades são as novas possibilidades que podem abrir-se à classe, orientando e selecionando aquelas que favoreçam a aproximação das crianças dos objetivos traçados e da busca por novos conhecimentos.
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Por Silvana Teixeira.
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