WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Que tipo de parto escolher? Natural, normal ou cesária?

Se você ainda não se decidiu sobre qual o tipo de parto escolher, saiba que não é a única. São muitas as mamães indecisas entre o parto normal, natural ou cesário

Gravidez
 

Se a sua hora está chegando e você ainda não se decidiu sobre qual o tipo de parto escolher para trazer ao mundo seu lindo bebê, saiba que você não é a única. São muitas as futuras mamães que perdem horas do dia tentando decidir qual o melhor procedimento a tomar, se normal, natural ou cesário. O importante, no entanto, é que você tire todas as suas dúvidas com o seu médico de confiança e chame seu companheiro para participar desta decisão. Saiba que este é um momento mágico e deve ser feito da forma mais segura para você e para o seu bebê.

Parto cesário ou parto normal, qual o melhor?


Em situações normais, após a realização de exames clínicos, físicos e subsidiários, constatando-se não haver risco algum para mãe e filho, o melhor tipo de parto é o chamado vaginal, no qual mãe e filho entram em trabalho de parto, que dura em média 18 horas, e aguardam pacientemente o momento ideal para o nascimento do bebê.  Caso seja constatado algum problema o parto cesáreo é acionado.

A cesariana, por sua vez, pode salvar vidas principalmente quando ela é bem indicada, bem precisa. Se agendada antes do tempo, sem necessidade, ela pode prejudicar tanto a mãe quanto o bebê. Um bom exemplo disto é o que acontece com os pulmões dos recém-nascidos que, trazidos ao mundo antes da hora, vêm pequenos, enrijecidos e sem o “lubrificante natural”, o que dificulta seu funcionamento e, consequentemente, a respiração do bebê. Em outras palavras, o bebê nasce com imaturidade pulmonar.

Em que situações a cesária é indicada?

Eticamente, o parto cesáreo é indicado nas seguintes situações:
1- Para salvar a vida da mãe, que por algum motivo não aguentar passar pelo trabalho de parto;
2- Para salvar a vida do bebê, que também por algum motivo não aguenta passar pelo trabalho de parto; e
3- A pedido da mãe em circunstâncias especiais (por exemplo, antes ou depois dos dias de carnaval).

A mãe pode escolher a data da cesariana?


Sim. Constatado a necessidade de fazê-la, é permitido por lei que a mãe decida quando ter o seu bebê, afinal é dela o corpo, mas desde que não anteceda 39 semanas. Antes desse tempo o bebê não está totalmente pronto para nascer.

A mãe entrou em trabalho de parto, mas algo não saiu conforme o esperado. Nesta situação aciona-se o parto cesário?

Sim. Apesar de a vontade da mãe não ser esta, caso ocorra algum imprevisto que ameace a vida do feto, da mãe ou de ambos a cesária é indicada.

Que tipos de problema indicam a necessidade do parto cesário durante o trabalho de parto?


- Sofrimento fetal
Quando é encontrado mecônio junto ao líquido amniótico, ou seja, quando o bebê faz coco dentro da mãe.

- Distorcia
Quando por alguma razão o bebê não consegue sair. Por exemplo, estar com o cordão umbilical enrolado ao pescoço, estar demasiadamente grande ou estar em uma posição desfavorável.

O que é parto natural com atendimento humanizado?

Parto natural é aquele em que o bebê nasce sem interferência cirúrgica ou medicamentosa, por exemplo anestesia, corte ou aplicação de oxitocina sintética, que acelera as contrações. Neste tipo de parto, os bebês nascem naturalmente, a seu tempo, e raramente são encaminhados para a UTI neonatal, nascem mais fortes, mais saudáveis, mamam logo após o nascimento e ficam o tempo todo no quarto com a mães.

O que é parto normal?


Parto normal é aquele em que são utilizados alguns procedimentos para a sua realização, tais como a raspagem dos pelos, punção venosa, administração de oxitocina, rompimento artificial das membranas amnióticas, entre outros. Desta forma, o que deveria ser "normal" acaba tendo muitas vezes o excesso de intervenções e medicações, repleto de procedimentos e interferências realizados de forma rotineira e, muitas vezes, desnecessários.

Qual a importância da oxitocina natural, produzida pela mãe, durante o trabalho de parto parto?

A oxitocina natural, também conhecida como hormônio do amor, é um neurotransmissor produzido pela neuroipófise que, durante o trabalho de parto, ativa as contrações uterinas, fazendo com que o colo do útero se dilate e abra a sua porta para a passagem do bebê. Ela ainda aciona o organismo da mãe para a produção de leite e ajuda o útero se contrair após a passagem do bebê, para evitar a hemorragia interna.

Mães que já passaram por partos cesários podem optar pelo parto normal em uma gestação futura?

Sim, podem. Porém elas terão de passar por um rígido acompanhamento já que existe o risco de haver a rotura uterina, ou seja, abertura da cicatriz da cesárea anterior. Quando isso acontece, há uma hemorragia interna e a vida de mães e filhos passam a correr risco.

Como detectar a rutura uterina?


Por meio de alguns sinais clínicos.

Quais as vantagens do parto natural ou do parto normal?

A passagem do bebê pelo canal de parto, seja ele natural ou normal, tem duas vantagens:
- Faz com que haja uma expulsão dos líquidos pulmonares, o que facilita a respiração do bebê após o nascimento;
- O contato do bebê com as bactérias boas da mãe farão com que ele tenha uma imunidade muito melhor quando adulto;
- A recuperação da mãe após o parto é muito mais rápida.

Existe algum risco em ser anestesiada durante o parto normal?

Sim, mas muito baixo. Para se ter ideia, receber a anestesia durante o parto normal pode ajudar a acontecer o parto normal, pois ela proporciona um relaxamento da porta do útero pelo qual passará o bebê.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: G1/Bem Estar.

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?