
Segundo Cássio Alexandre Fernandino (Thyaga) e Maurícia Lopes Schitine de Mendonça, professores do Curso CPT Musicalização Infantil, musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons. É promover o contato com o mundo musical que já existe dentro dela. É como a pré-escola da música, com atividades que visam à sensibilização e à ampliação dos conhecimentos musicais da criança de maneira intuitiva.
Quais os benefícios da musicalização para a criança?
Trabalha os sentimentos
A música trabalha os sentimentos, para que a criança aprenda a explorá-los e manifestá-los com mais facilidade. Com o distanciamento social imposto pela pandemia, a musicalização infantil ajuda a criança a ter contato com seus sentimentos e a compartilhá-los com o outro mesmo que a distância.
Estimula os dois lados do cérebro
A música desenvolve várias funções cerebrais, como a auditiva (quando a criança executa e ouve o som, o ritmo e a harmonia); a visual (quando a criança lê cifras e partituras); e a cognitiva (quando a criança toca o instrumento). Na verdade, a musicalização estimula os dois lados do cérebro, desenvolvendo, inclusive, tanto o raciocínio como a matemática.
Ajuda a criança a conhecer a diversidade cultural
Outro benefício da musicalização para a criança é permitir que ela conheça a diversidade cultural. Isso ocorre quando ela entra em contato com vários estilos musicais, que trazem consigo uma grande diversidade de lugares, países e culturas. Além disso, a criança passa a perceber a música como expressão de um grupo social.
Proporciona à criança saúde mental
A musicalização melhora a autoestima e a socialização da criança, além de combater a ansiedade o estresse e a depressão. Com isso, ela passa a superar barreiras mais facilmente e a reconhecer as suas forças e fraquezas. Além disso, a música auxilia a criança no trabalho em equipe, pois ela passa a se socializar com o outro naturalmente. Quando a criança aprende a tocar um instrumento musical, seu humor melhora, o que lhe permite reconhecer e resolver problemas.
Contribui com a atenção e memorização
A música aumenta a plasticidade cerebral, o que favorece as conexões entre neurônios na área frontal, responsável pelos processos de atenção e memorização. Quando tem familiaridade com a música desde a primeira infância, a criança fortalece a memória e melhora a capacidade de improviso.
Desenvolve na criança habilidades de liderança
O ensino musical para crianças desenvolve habilidades de liderança, pois amplia a capacidade de raciocínio e concentração, além de exercitar a coordenação motora, trabalhar o equilíbrio e desenvolver a autoconfiança. Com isso, a criança melhora o seu desempenho na escola e amplia seus relacionamentos sociais.
Fortalece áreas cerebrais de crianças com autismo e TDAH
Na criança com TDAH, as áreas cerebrais, como o córtex auditivo, visuo-espacial e motor são fracos. Quando ela entra em contato com a música, a sua autoexpressão e autoestima melhoram de forma significativa. Sem falar que a música aumenta a capacidade de concentração e melhora os relacionamentos sociais. Já na criança com autismo, a musicalização ativa regiões cerebrais responsáveis pelas emoções.
Conheça os Cursos CPT da Área Educação Infantil:
Literatura Infantil e Contação de Histórias
Fonte: terra.com.br
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.