WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Plano de Marketing Escolar - saiba como elaborá-lo

O Plano de Marketing deve abordar a forma como a empresa pretende vender seus produtos ou serviços, conquistar e manter o interesse dos clientes e aumentar sua demanda

Equipe escolar elaborando o plano de marketing

 

O Plano de Marketing deve ser elaborado para que auxilie a instituição de ensino a vender seus produtos e se destacar no mercado. Deve ser muito bem elaborado, envolvendo a divulgação dos cursos, o momento de efetuar a matrícula, incluindo-se nele desde o primeiro dia de aula até o último dia, e também a continuidade no ano seguinte. Deve ser bem estruturado e por escrito para, se necessário, ser modificado no decorrer de sua ação. Depois de finalizado, o Plano de Marketing deverá ser seguido por todos da equipe de trabalho escolar.

O Plano de Marketing deve abordar a forma como a empresa pretende vender seus produtos ou serviços, conquistar e manter o interesse dos clientes e buscar formas de aumentar a demanda para o produto ou serviço oferecido.

Para alcançar os objetivos de vender, conquistar e manter o interesse da clientela e aumentar a demanda, o Plano de Marketing deve estabelecer os seguintes parâmetros:


- Os métodos de comercialização a serem usados;
- A identificação dos diferenciais do produto ou serviço;
- A política de preços;
- A projeção de vendas;
- A estruturação de canais de distribuição;
- A elaboração de estratégias de promoção, comunicação e publicidade.

O Plano deve definir, também, as estratégias de interação com a clientela, após a venda do produto ou do serviço, em busca de informações que sirvam de feedback para a melhoria contínua de sua atuação.

Marketing escolar


Por mais específicos que os produtos de serviços educacionais possam ser, comparados a outros segmentos da economia, a viabilidade das instituições de ensino depende muito do marketing. Por isso, a aplicação dos conceitos de marketing na rotina da gestão de uma escola é de suma importância. É fundamental definir as estratégias que serão utilizadas, para se garantir a manutenção dos estudantes que já fazem parte da instituição e se promover o aumento da demanda por novas vagas.

Educação e marketing


A aplicação dos conceitos de marketing na rotina da gestão de uma escola é de grande importância. Seus dois objetivos básicos são: garantir a permanência, por satisfação, dos estudantes que já fazem parte da instituição e promover um aumento da demanda por novas vagas na escola. A partir desses dois objetivos, um grande número de estratégias poderá ser aplicado. A definição dessas estratégias será feita por meio de avaliações do posicionamento do negócio no mercado, ou seja, a posição comparativa ocupada pela instituição no mercado, em relação a outras instituições, e pela análise das variáveis do chamado composto de marketing da empresa, também conhecido como mix de marketing. Com base nessas avaliações e análises, serão definidas: ações de marketing a serem implementadas; cronograma de execução e os recursos necessários.

Mix de marketing escolar


O mix de marketing é composto pelos seguintes elementos:

- O produto ou serviço comercializado;
- O preço estabelecido para esse produto ou serviço;
- Os canais de venda utilizados;
- As estratégias de divulgação.

Sobre cada um desses elementos, é possível interferir, de forma que sejam otimizados. Podem ser tomadas decisões sobre as características dos produtos e serviços colocados à disposição do público; sobre a estratégia de preço praticado ou sobre o canal de venda utilizado, sobre a forma que a empresa mantém o cliente informado e sobre seus produtos. Podemos afirmar, desse modo, que cada um desses elementos, na verdade, podem ser abordados como ferramentas de atuação do marketing: adequação do produto e do preço ao público; melhoria dos canais de venda e de distribuição; promoção do produto, utilizando recursos adequados.

Cada um desses constitui formas básicas de ter sucesso no mercado. Para instituições educacionais, essas ferramentas apresentam particularidades. É importante conhecer o conceito de cada uma delas e como se relacionam com a realidade das instituições de ensino.


Conheça o Curso Marketing Para Instituições de Ensino.

Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!