
A música é capaz de levar a criança a um estado de concentração maior, permitindo-a observar, entender e avaliar tudo que se passa ao seu redor. Sentindo o ambiente, as pessoas e a si mesma de forma descontraída e agradável, a criança é mais propensa a se sentir parte de um ambiente, a se desenvolver cognitivamente e a aprender diferentes conteúdos escolares.
Maurícia Lopes Schitine de Mendonça, professora do Curso CPT Musicalização Infantil, apresenta os benefícios da musicalização na educação infantil. Além de possibilitar à criança o contato com o mundo musical, trazer a música para o ensino auxilia no desenvolvimento, tornando a criança mais sensível e receptiva aos sons.
Música como manifestação de herança cultural
A cultura é uma construção social de hábitos, crenças, pensamentos, regras, arte, alimentação, vestimenta e comportamento, dentre outros. Dessa forma, cada local e povo possui uma cultura com suas próprias características. A música representa essas marcas culturais e auxilia na preservação da história e da ancestralidade da cultura. Apresentar a música durante a Educação Infantil também pode auxiliar na manutenção cultural de um povo, incentivando que a criança tenha contato com sua origem e aprenda mais sobre sua cultura.
Por que estudar música?
São muitas as vantagens no estudo da música. A primeira se trata do fato da música afetar as crianças e facilitar o processo de aprendizagem por meio do prazer, da escuta e da associação a lembranças boas.
Além disso, a música auxilia na socialização e na comunicação, trazendo, também, o ritmo, o contato com o meio, com o outro, com os instrumentos e consigo mesmo. A relação e o conhecimento dos ambientes e das pessoas se torna mais agradável com a música, uma vez que ela apresenta aspecto descontraído.
São muitos os fatores positivos no ensino da música na Educação Infantil, dentre eles a estimulação à apropriação do conhecimento. Isso acontece pois quanto mais interação com o mundo exterior e consigo mesma, mais a criança aprende. A música possibilita uma experiência rica a partir de processos físicos, cognitivos, estéticos e sociais.
Música na sala de aula: inclusão
É muito importante que as crianças se sintam aceitas dentro da sala de aula. Dessa forma, a musicalização infantil colabora para que algumas crianças possam se integrar ao grupo a partir de uma nova relação. A música faz com que as diferenças sejam amenizadas e semelhanças sejam encontradas, tornando o ambiente escolar mais aconchegante para o grupo.
Música na sala de aula: interdisciplinaridade
É preciso que o professor planeje os conteúdos de forma a aplicar a música em sala de aula de maneira adequada e integrada. É possível realizar essa aplicação de forma prazerosa e flexível, sendo possível o trabalho musical nas mais variadas disciplinas e campos de estudo. A música pode ser utilizada, inclusive, em conteúdos mais complexos, facilitando a aprendizagem e tornando o processo enriquecedor para a experiência das crianças.
Música na sala de aula: transversalidade
Ao tratar de transversalidade, considera-se a vivência da criança na sua relação entre vida pessoal e vida escolar. Assim, a musicalização é facilitada pelo trabalho conjunto com o conhecimento prévio da criança, integrando todos os assuntos tratados na sala de aula e em sua realidade prática.
Música como introdução à arte e acesso à cultura
Na Educação Infantil, é muito importante que as crianças sejam introduzidas à arte. A música funciona, dessa forma, como uma porta de entrada para o mundo artístico, do qual também fazem parte outras artes como a literatura, a dança e o teatro.
Ao fazer atividades com base na musicalização, as crianças se sentem entusiasmadas e podem se sentir mais motivadas para o trabalho com outras formas de arte, favorecendo a construção de projetos educativos.
Conheça os Cursos CPT da Área Educação Infantil:
Curso Online Musicalização Infantil
Curso Online Literatura Infantil e Contação de Histórias
Curso Online Linguagem Oral e Escrita - Iniciando a Alfabetização
Fonte: Educa Mundo – Educamundo.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.