WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Massagem para bebês: Shantala

A Shantala relaxa o bebê, elimina tensões e bloqueios; alivia cólicas e insônia; equilibra o sistema nervoso; além de proporcionar harmonia e segurança, para que a criança se sinta amada

Massagem para bebês: Shantala

 

Shantala é uma técnica de massagem para bebês, praticada há milhares de anos na Índia, trazida para o Ocidente pelo obstetra francês Frédérick Leboyer. Ao observar uma mãe indiana massageando seu bebê, o médico se encantou com a força e a beleza dos movimentos feitos por ela, batizando a massagem com o nome daquela mulher: Shantala.

A Shantala traz equilíbrio e relaxamento ao bebê

O que se trabalha basicamente na Shantala é a relação mãe-pai-bebê. O objetivo é relaxar a criança, eliminando tensões e bloqueios; aliviando cólicas e insônia; equilibrando o sistema nervoso, energético e emocional; proporcionando harmonia e segurança, para que a criança se sinta amada.

A Shantala é eficaz na prevenção de neuroses e no reforço do sistema imunológico

A Shantala é eficaz na prevenção de neuroses e no reforço do sistema imunológico, podendo ser igualmente aplicada em bebês com traumas de nascimento.

A Shantala é eficaz em bebês com traumas de nascimento e problemas neurológicos

Essa massagem indiana é bastante eficaz na prevenção de neuroses e no reforço do sistema imunológico, podendo ser igualmente aplicada em bebês com traumas de nascimento, carência afetiva e problemas neurológicos.

A Shantala só pode ser iniciada a partir do primeiro mês de nascimento

A massagem deve ser iniciada a partir do primeiro mês de vida do bebê. Antes disso, a criança tem a sensibilidade à flor da pele e pode se irritar com a sequência de movimentos. Da mesma forma, pode ser aplicada em crianças de maior idade, exigindo apenas adaptações da técnica.

O local, os pais e o bebê devem estar preparados para que a massagem surta efeito

O bebê e os pais devem estar nus, ou com o mínimo de roupa possível, pois ocorre uma grande troca de energia nesse momento. É importante prender os cabelos, caso estejam compridos, aparar unhas e tirar anéis, pulseiras e relógio. O local deve ser aquecido, de preferência ao ar livre, se a temperatura permitir. É preferível de manhã, antes do banho, pelo menos uma hora após a mamada.

O objetivo da Shantala é relaxar a criança, eliminando tensões e bloqueios

O objetivo da Shantala é relaxar a criança, eliminando tensões e bloqueios; aliviando cólicas e insônia; equilibrando o sistema nervoso, energético e emocional.

Para que as mãos deslizem suavemente, duas ótimas opções são o óleo de amêndoas e de camomila

Deve-se também providenciar uma toalha para ser colocada em cima das pernas da mãe, para o caso de o bebê urinar, e um óleo natural, que permita o deslizamento das mãos com o mínimo de atrito. Os melhores são o óleo de amêndoas e o de camomila, levemente perfumados e aquecidos em banho-maria.

Com o bebê em sua frente, os pais devem sentar-se no chão de forma confortável

Os pais devem sentar-se no chão ou em um colchonete, com as pernas esticadas e as costas apoiadas. Coloca-se a criança de frente e, em voz baixa e suave, explica-se a ela que a massagem será iniciada. É essencial que a mãe se solte e acompanhe com o corpo o movimento das mãos, como se fossem passos de uma dança.

Durante a massagem, deve-se ficar atenta às reações do bebê

Durante a Shantala, deve-se ficar atenta às reações da criança, observando se ela está irritada com algum movimento. Se estiver, os movimentos devem ser interrompidos, voltando ao início da massagem. Mas, atenção! A Shantala nunca deve se estender por mais de meia hora!

A Shantala deve finalizar com um delicioso banho relaxante

O banho traz de volta todas as sensações da vida uterina. Finalizando o processo, o bebê deverá ser colocado em uma banheira com água morna a 37 ºC. Esse procedimento é reconfortante e relaxante para a criança, pois envolve as regiões que as suas mãos não puderam tocar. Deixe o bebê relaxar um pouco, antes de iniciar a higiene completa. Mantenha-o na água, enquanto ele sentir prazer, e retire-o antes da água esfriar.

Os pais devem fazer movimentos suaves e ritmados com as mãos e com o corpo

Com o bebê em sua frente, os pais devem sentar-se no chão, de forma confortável, e fazer movimentos suaves e ritmados com as mãos e com o corpo.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Do Nascimento ao Primeiro Ano do Bebê

Curso CPT Da Gestação ao Nascimento do Bebê

Curso CPT Educação Infantil - Conhecimento de Mundo

Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura
 
Curso CPT Confecção de Histórias de Flanelógrafo

Curso CPT A Criança e o TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!