A matemática surge como porta de entrada para novas competências e estratégias próprias do mundo escolar.
As instituições de educação infantil têm como objetivo tornar acessíveis, a todas as crianças que as frequentam, elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e ajudem na inserção social. Para isso, é necessário oferecer condições de aprendizagem por meio das brincadeiras e de situações pedagógicas planejadas. Todo educador deve lembrar que educar significa organizar as situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, de maneira que essas contribuam para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em atitude de aceitação, respeito e confiança, e o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
O educador deve ver a criança como um ser autônomo, que participa ativamente de seu desenvolvimento e processo de aprendizagem. Deve entendê-la e respeitá-la em sua condição. Ela, como todo ser humano, é um sujeito histórico e social, que faz parte de uma organização familiar, de uma sociedade e de uma cultura que devem ser incluídas nas situações de escolarização.
Desde bem pequenas, as crianças pensam sobre o mundo que as cerca e procuram compreendê-lo. Sendo assim, um trabalho intencional com as áreas de conhecimento, entre elas a matemática, contribui para que as mesmas elaborem e sistematizem conhecimentos. Porém, os educadores devem considerar as características próprias das diferentes faixas etárias, suas necessidades, suas prioridades e suas formas de conhecer o mundo.
A entrada da criança em uma instituição de educação infantil marca a transição de um contexto exclusivamente familiar para um outro influenciado pela cultura, com outros códigos e possibilidades de relação. A matemática, por meio de jogos, brincadeiras, situações de contagens e resolução de problemas, surge como porta de entrada para novas competências e estratégias próprias do mundo escolar. Nesse sentido, cabe aos educadores viabilizar a introdução da mesma nesse novo universo, potencializando conhecimentos, contextualizando e significando tais experiências.
O objetivo do trabalho com matemática na educação infantil é o desenvolvimento de uma postura de investigação, ou seja, o desenvolvimento de habilidades de formular hipóteses e testá-las, percebendo regras e verificando como funcionam. No início, as crianças devem ter uma aproximação global com os conteúdos, com atividade com calendários, com músicas sobre as séries numéricas, com a noção de espaço, entre outras.
A matemática é uma ferramenta importante para a compreensão da realidade do tempo em que a criança vive e para a solução de problemas cotidianos.
Nesse contexto, o educador possui uma função importante, que é propiciar às crianças um ambiente em que possam explorar diferentes ideias matemáticas, que não sejam apenas numéricas, mas também referentes à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma prazerosa e que possam ajudar a compreender a matemática como fator inserido na vida.
Com o objetivo de oferecer subsídios para o trabalho do professor, além de auxiliar na elaboração dos currículos e na definição dos conteúdos mínimos para a educação matemática infantil, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Desenvolvimento da Linguagem Matemática”, que aborda assuntos como: proposta matemática, desenvolvimento dos conceitos matemáticos, organização do espaço e do ambiente, materiais instrucionais, atribuições do professor, planejamento, e desenvolvimento das atividades. Nele você receberá informações da professora Luciana Fiel, economista doméstica, Mestre em educação infantil pela Universidade Federal de Viçosa, e da professora Eneida Pereira Gondim, Ms. em Educação pela Universidade do Arizona – Estados Unidos.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
A matemática é uma ferramenta importante para a compreensão da realidade do tempo em que a criança vive e para a solução de problemas cotidianos. Além disso, contribui para o desenvolvimento de categorias do pensamento.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Ilana Maria do Nascimento
11 de jun. de 2020Saber mais sobre o tema.
Resposta do Portal Cursos CPT
18 de jun. de 2020Olá,Ilana
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O CPT disponibiliza na área o curso: Desenvolvimento da Linguagem Matemática, que ao adquiri-lo você irá aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos.
Atenciosamente,
Erika Lopes
MARIA DE FATIMA SANTOS
28 de jan. de 2017Ótimo, adorei parabéns pelo trabalho, me foi muito útil, uma ajuda grande para os meus planejamentos, obrigada. Um abraço a todos.
Resposta do Portal Cursos CPT
23 de fev. de 2017Olá Maria de Fátima,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Maria Cristina Paula Felix
20 de nov. de 2016Gostei muito da matéria, trabalho na Educação Infantil e gostaria de receber informações sobre o curso mencionado acima. Obrigada
Resposta do Portal Cursos CPT
21 de nov. de 2016Olá Maria Cristina,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Desenvolvimento da Linguagem Matemática.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Joana Dantas Silva
19 de jun. de 2016Este contudo foi bastante proveitoso me ajudou num trabalho acadêmico, Licenciatura em Pedagogia "Educação Infantil " espero poder contar com mais ajuda grata pela oportunidade.
Resposta do Portal Cursos CPT
20 de jun. de 2016Olá Joana,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Michele
22 de set. de 2014O conteúdo para mim foi enriquecedor, me ajudou, pois estou estagiando e todo material que eu puder absorver será de grande valia, obrigada.
Resposta do Portal Cursos CPT
22 de set. de 2014Olá, Michele!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
idalia oliveira
10 de mar. de 2013Parabéns pelo assunto achei muito interessante, me ajudou muito em uma atividade na escola que eu trabalho.
Resposta do Portal Cursos CPT
11 de mar. de 2013Olá, Idalia!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos