WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Importância da música na educação na primeira infância

A musicalização ensina a percepção de elementos musicais por meio de atividades intuitivas

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2528/m-musica-educacao-infantil.JPG

É importante que o educador entenda sobre teoria musical e sobre o que a musicalização engloba.

Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons, promovendo o contato com o mundo musical já existente dentro dela. É fazer com que ocorra uma apreciação afetiva e, indo mais além,  criativa, dos sons que estão a sua volta.

A musicalização ensina a percepção de elementos musicais, como ritmo, melodia e harmonia, além de trabalhar as formas de manifestação artística, a autoestima, a criatividade, o senso estético e a ética da criança. O mais interessante é que ela é promovida por atividades intuitivas, que criam situações intelectuais favoráveis à aquisição de conhecimentos musicais.

Preparação do professor

Um aspecto de grande importância é o grau de conhecimento sobre música que o professor da educação infantil deve ter. Se ele conhecer música, na teoria e na prática, terá mais consistência em seu trabalho. E se souber tocar um instrumento musical, terá muito mais facilidade na preparação e no desenvolvimento das atividades em sala de aula. É importante que ele entenda sobre teoria musical e sobre o que a musicalização engloba, ou seja, elementos como ritmo, melodia, harmonia, textura, timbre e dinâmica; e trabalhe com esses de forma a musicalizar as crianças.

Atividade com o corpo

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2528/m-atividades-com-corpo.JPG

O primeiro contato com a musicalização pode ser promovido por meio de atividades rítmicas utilizando o corpo.

Ao iniciar um projeto de musicalização é importante destacar que o primeiro contato com a musicalização pode ser promovido por meio de atividades rítmicas utilizando o corpo. Particularmente, palmas e pés, e ainda por meio de sons e gestos que chegam à criança. Esse tipo de atividade é muito simples, o que torna o início do projeto mais fácil. Além disso, as crianças, normalmente, assimilam mais rápido e adoram participar.

Bater palmas e também bater as mãos na mesa, de forma alternada, permite que as crianças compreendam intuitivamente os compassos e os tempos. À medida que a atividade se desenvolve, pode-se tornar o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa cada vez mais complexos.

Outra atividade é a utilização de músicas para treinar a coordenação motora, ao mesmo tempo em que promove-se o autoconhecimento da criança em relação ao próprio corpo. A letra destas músicas citam partes do corpo, olhos, orelhas, nariz e boca, ao mesmo tempo em que as crianças devem tocar essas partes.

Como confeccionar os instrumentos musicais

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2528/m-instrumentos-musicais.jpg

Tambor e chocalho estão entre os objetos usados no desenvolvimento de atividades que trabalham nas crianças noções básicas de estudo da música.

Tambor e chocalho estão entre os objetos usados no desenvolvimento de atividades que trabalham nas crianças noções básicas de estudo da música. Usando a criatividade para fazer os instrumentos de percussão com sucata, aproveita-se para reciclar o que seria descartado como lixo.

Pode-se  improvisar um tambor com um balde, uma caixa de papelão, ou mesmo confeccionar com sucata o próprio tambor. Para o chocalho, pode-se, por exemplo, usar uma lata de refrigerante com um punhado de pedrinhas ou grãos de milho e também um potinho plástico de iogurte, ou garrafa plástica de bebida láctea.

Confeccionados os instrumentos, é possível combinar o tambor e o chocalho para fazer diversas atividades interessantes, e, principalmente, utilizá-los na percussão em atividades de musicalização.

Canções de roda

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2528/m-cancao-de-roda.JPG

Em um primeiro momento, a melhor coisa para que esta interação ocorra na musicalização é o uso das canções de roda.

Das brincadeiras com palmas e pés, depois com o corpo e por fim com instrumentos de percussão, é possível avançar um pouco mais com a turma. Passa-se a trabalhar também a interação entre as crianças, partindo para atividades em que todos têm de colaborar com todos para que dê certo e para que seja divertida. E, em um primeiro momento, a melhor coisa para que esta interação ocorra na musicalização é o uso das canções de roda.

Para as crianças, as canções de roda são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples, e, ainda por cima, despertam a vontade de cantar. A turma pode começar com uma bem simples, que se parece muito com as atividades rítmicas anteriores, usando palmas e pés.


Atividade lúdica

As atividades lúdicas são aquelas desenvolvidas por meio de jogos e brincadeiras. Um exemplo é a brincadeira com  cones de plástico, que são sucatas de confecções. Esta é uma atividade em que a criatividade e a improvisação se mostram como fatores fundamentais para o trabalho de musicalização. Além disso, a brincadeira dá vida a um objeto de uso cotidiano, que seria descartado como lixo, transformando-o em um instrumento sonoro e num elemento da imaginação.

Por: Patrícia Tristão.

http://www.cpt.com.br/imagens/materias/cursos-cpt-musicalizacao-infantil.jpg

Faça já o Download Grátis
Faça já o Download Grátis LDB Completa e Atualizada

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luzeane Vieira Monteiro

16 de set de 2012

Parabéns!!! Suas músicas me ajudam muito na minha acolhida com as crianças e principalmente usando objetos. Beijos tia Lú.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de set de 2012

Olá, Luzeane!

Agradecemos seu comentário.

Não deixe de acessar o site para conferir as novidades em sua área de interesse.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!