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Flanelógrafo - importante recurso didático na educação infantil

As histórias na Educação Infantil são fundamentais para a formação educacional da criança. Em qualquer nível e para diversos tipos de conteúdo, o flanelógrafo é um recurso didático útil e versátil

Flanelógrafo - importante recurso didático na educação infantil

 

Em qualquer nível e para diversos tipos de conteúdo, o flanelógrafo é um recurso didático dos mais úteis e versáteis. Sua grande vantagem é que dispensa o uso de aparelhos sofisticados para a utilização, possibilitando mobilidade na contação de histórias. Além disso, o flanelógrafo é acessível em preço e o material necessário para a sua fabricação, facilmente encontrado. As histórias na Educação Infantil são fundamentais na formação educacional da criança, em especial, no início da escolaridade. Para o desenvolvimento de tal atividade, no entanto, deve ocorrer todo um planejamento por parte do professor, pois, trata-se de um momento mágico que a criança irá vivenciar e absorver algo que venha a identificar com ela naquele instante.

Objetivo do flanelógrafo na Educação Infantil

O objetivo do flanelógrafo, na Educação Infantil, é oferecer, pela contação de histórias, um contato significativo das crianças com a linguagem oral e escrita. Ao selecionar materiais, o educador deve ter sua atenção voltada para a qualidade da criação, a estruturação da narrativa e suas adequações à língua materna, procurando não perder de vista o interesse manifestado pelas crianças. Dessa maneira, é aconselhável que essas atividades se iniciem por leituras de textos mais curtos (com o cuidado de não serem simplistas a ponto de perderem a estrutura narrativa e se limitarem a frases, figuras e palavras soltas), que podem e devem, com o decorrer do tempo, se tornar mais complexos.

O objetivo do flanelógrafo, na Educação Infantil, é oferecer, pela contação de histórias, um contato significativo das crianças com a linguagem oral e escrita

O objetivo do flanelógrafo, na Educação Infantil, é oferecer, pela contação de histórias, um contato significativo das crianças com a linguagem oral e escrita

Seleção de histórias para a utilização do flanelógrafo

Quando o professor decide contar uma história é necessário que a escolha seja feita com muito cuidado e carinho, pois ela deve ser adequada à faixa etária, ao interesse dos ouvintes, aos objetivos do próprio professor. A escolha da história funciona como uma chave mágica e tem importância decisiva no processo narrativo.  Além disto, o educador deve ter em mente, ao realizar sua seleção de histórias, outros aspectos envolvidos no processo de desenvolvimento: o cognitivo, o afetivo-emocional. Deve selecionar textos que envolvem, antes de tudo, bom senso. O professor deve ter todo um cuidado especial para adequá-los às situações vividas pelas crianças, de acordo com as experiências que elas trazem para a escola.

O flanelógrafo na Educação Infantil

No flanelógrafo, as gravuras são afixadas à medida que o professor conta a história. Isso atrai muito o interesse e a atenção da criança, talvez pelo fato de seus personagens ficarem soltos, podendo movimentar-se à vontade, enquanto a história se desenrola. Toda esta facilidade, oferecida pelo flanelógrafo, permite ao professor:
- Utilizar diferentes figuras, palavras e entonação de voz;
- Reproduzir sons conhecidos, como o som dos animais, do vento, do trovão, ou seja, qualquer símbolo ou imagem,
- Distribuir as figuras, em ordem ou alternadas, variando as posições enquanto a narrativa se desenrola,
 - Adaptar qualquer tipo de história, bastando criatividade e disposição.

Elementos desejáveis em histórias infantis

- Curta duração e poucos detalhes;
- Número pequeno de palavras novas;
- Repetições, rimas e frases interessantes;
- Gravuras claras, coloridas e agradáveis, não utilizando caricaturas, nem desenhos muito esquematizados;
- Ter certo clima emocional (não muito tenso) e apresentar um final que deixe uma sensação de contentamento e tranquilidade;
- Aspectos culturais e sociais desejáveis.

Quando o professor decide contar uma história, deve ter em mente selecionar textos que envolvem as crianças, levando-as ao mundo dos contos e da fantasia

Quando o professor decide contar uma história, deve ter em mente selecionar textos que envolvem as crianças, levando-as ao mundo dos contos e da fantasia

Elementos não desejáveis em histórias infantis

Evite:
- Racismo;
- Violência;
- Guerras;
- Autoritarismo.

O planejamento das histórias de flanelógrafo

Educar é respeitar a fase do desenvolvimento da criança. Para que isso seja bem sucedido, é importante conhecer as fases do desenvolvimento, aprendendo, assim, quais as características de cada estágio, pois, ciente desse processo, fica mais fácil fazer um planejamento das atividades e das histórias que serão contadas.

Conheça os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

Curso  CPT Confecção de Histórias de Flanelógrafo

Curso CPT Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias  

Curso CPT Educação Infantil - Musicalização Infantil 

Curso CPT Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita 

Curso
CPT Educação Física Infantil

Curso
CPT Teatro na Educação Infantil 

Por Silvana Teixeira

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