WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação infantil precisa de proposta pedagógica pautada na interdisciplinaridade

Os eixos de trabalho estão inter-relacionados, constituindo o conteúdo e a vivência com crianças de zero a seis anos

É importante que o professor observe tudo o que a criança está fazendo.

Uma grande preocupação por parte das instituições de educação infantil são as crianças de zero a seis anos, considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa lei  considera a educação infantil como a primeira etapa da Educação Básica, cuja finalidade é desenvolver integralmente a criança até os seis anos, estabelecendo, assim, o vínculo entre o atendimento e a educação, associados a padrões de qualidade.

Essa etapa guarda especificidades em relação aos demais níveis de ensino, que se traduz na indissociabilidade das ações de cuidar e educar, em todos os âmbitos de atuação, o que inclui desde uma concepção de responsabilidade compartilhada entre família e poder público, definição de tipos de instituições, volumes de serviços oferecidos, horários de funcionamento, até as ações que se desenvolvem diretamente com a criança.

Dessa forma, para que um programa de educação infantil funcione legalmente e seja autorizado e reconhecido perante ao Sistema de Ensino, é obrigatório que cada creche ou escola construa sua proposta pedagógica, que deverá ser fundamentada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,  cuja finalidade é nortear a elaboração dos currículos e a definição dos conteúdos mínimos para oferecer subsídios para o trabalho do professor.

Há os âmbitos de experiência da formação pessoal e social e do conhecimento de mundo, que compreendem campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo (movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática), permitindo a organização da prática pedagógica. Esses podem ser considerados “disciplinas” com um tratamento diferenciado. Nessa relação é importante que o professor comece a ver tudo o que a criança está fazendo, vivenciando, acompanhando por meio de registros diários os avanços e as dificuldades de cada uma, valorizando a sua individualidade.

Enquanto a criança brinca, ela usa um conjunto de habilidades linguísticas, matemáticas, e assim por diante.

Com o objetivo de nortear a elaboração dos currículos mínimos e a definição dos conteúdos para a educação infantil, e oferecer subsídios para o trabalho do professor, apresentando informações teóricas e aspectos técnicos na abordagem do comportamento infantil (zero a  seis anos), o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Educação Infantil – Conhecimento de Mundo, no qual você receberá informações de Luciana Fiel, mestra em economia doméstica, especialista em educação infantil pela Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Enquanto a criança brinca, ela usa um conjunto de habilidades linguísticas, matemáticas, e assim por diante. Um bom programa de educação infantil não é totalmente organizado em um rígido horário com períodos separados para linguagem, matemática e ciências. Os eixos de trabalho estão inter-relacionados constituindo o conteúdo e a vivência com crianças.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

veroniva gomes rosa silva

28 de abr. de 2012

Ligue-me quero mais informções sobre os cursos na área de educaçao infantil. Só posso atender no horário da tarde! Desde já agradeço pela atenção.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de abr. de 2012

Olá, Verônica!

Nossas consultoras entrarão em contato em breve para lhe fornecer mais informações sobre o Curso Criação de Serpentes para Produção de veneno.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!