WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação Infantil: o conhecimento das artes visuais

A presença das artes visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e autoexpressiva, devendo ser valorizada pelos adultos

Educação Infantil: o conhecimento das artes visuais

 

Em uma produção artística, a criança transmite claramente o humor, por meio de representação literal (sol sorrindo ou rosto chorando) e aspectos abstratos (cores escuras ou linhas caindo para expressar tristeza); produzindo, assim, desenhos ou esculturas que parecem alegres ou tristes. Dessa forma, visando ao desenvolvimento do potencial criador da criança, a proposta para o trabalho de artes no Ensino Infantil deve ser orientada.

O currículo no Ensino Infantil deve ter como base significados relacionados a atividades práticas

Desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha, decorar, ilustrar temas de datas comemorativas, elaborar convites, cartazes e pequenos presentes para os pais devem constituir tal currículo baseado em significados.

A presença das artes visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e autoexpressiva

A presença das artes visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e autoexpressiva. Nessa situação, o adulto deve valorizar a produção artística da criança sem fazer por ela, considerando que a criança não tenha competência para elaborar um produto adequado.

O desenvolvimento artístico da criança ocorre de forma complexa e não automática

O desenvolvimento artístico da criança é resultado de formas complexas de aprendizagem e, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce.

O currículo no Ensino Infantil deve ter como base significados relacionados a atividades práticas

O currículo no Ensino Infantil deve ter como base significados relacionados a atividades práticas, como desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha.

As crianças devem experimentar os materiais artísticos à sua maneira e em seu próprio ritmo

Além de participar de atividades dirigidas, planejadas pelo professor, as crianças precisam experimentar os materiais artísticos à sua maneira e em seu próprio ritmo. Esse tipo de brincadeira livre permite que a criança tenha chance de se autoexpressar, a possibilidade de vivenciar resultados, com diferentes meios, bem como a oportunidade de adquirir a experiência e as habilidades necessárias para manipular, com facilidade, materiais e instrumentos de arte.

O professor deve estimular as crianças a experimentar diferentes maneiras de usar os diversos tipos de materiais e objetos

O professor de artes também poderá mostrar às crianças novas maneiras de usar materiais conhecidos. Usar a cola para fazer um desenho e depois jogar areia, purpurina, açúcar refinado colorido, pó de serra, sobre o desenho. Estimule-as a experimentar diferentes maneiras de usar o giz: ralando-o sobre a areia para fazer areia de diferentes cores; molhando a ponta em uma mistura de açúcar com água ou leite para produzir o efeito de uma pintura; ou simplesmente usando o lado comprido, em vez da ponta, para pintar uma faixa mais larga de cor.

Objetivos das artes visuais para crianças de 0 a 3 anos :

-Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

-Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

A criança deve produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura e da modelagem

A criança deve produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura e da modelagem, desenvolvendo o gosto pelo processo de criação.

Objetivos das artes visuais para crianças de 4 a 6 anos:

-Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais), com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;

-Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Educação Infantil - Conhecimento de Mundo

Curso CPT Educação Infantil Formação Pessoal e Social

Curso CPT Desenvolvimento da Linguagem Matemática

Curso CPT Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita

Curso CPT Artes Plásticas na Educação Infantil

Curso CPT Teatro na Educação Infantil

Curso CPT Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?