Em uma produção artística, a criança transmite claramente o humor, por meio de representação literal (sol sorrindo ou rosto chorando) e aspectos abstratos (cores escuras ou linhas caindo para expressar tristeza); produzindo, assim, desenhos ou esculturas que parecem alegres ou tristes. Dessa forma, visando ao desenvolvimento do potencial criador da criança, a proposta para o trabalho de artes no Ensino Infantil deve ser orientada.
O currículo no Ensino Infantil deve ter como base significados relacionados a atividades práticas
Desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha, decorar, ilustrar temas de datas comemorativas, elaborar convites, cartazes e pequenos presentes para os pais devem constituir tal currículo baseado em significados.
A presença das artes visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e autoexpressiva
A presença das artes visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e autoexpressiva. Nessa situação, o adulto deve valorizar a produção artística da criança sem fazer por ela, considerando que a criança não tenha competência para elaborar um produto adequado.
O desenvolvimento artístico da criança ocorre de forma complexa e não automática
O desenvolvimento artístico da criança é resultado de formas complexas de aprendizagem e, portanto, não ocorre automaticamente à medida que a criança cresce.
O currículo no Ensino Infantil deve ter como base significados relacionados a atividades práticas, como desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha.
As crianças devem experimentar os materiais artísticos à sua maneira e em seu próprio ritmo
Além de participar de atividades dirigidas, planejadas pelo professor, as crianças precisam experimentar os materiais artísticos à sua maneira e em seu próprio ritmo. Esse tipo de brincadeira livre permite que a criança tenha chance de se autoexpressar, a possibilidade de vivenciar resultados, com diferentes meios, bem como a oportunidade de adquirir a experiência e as habilidades necessárias para manipular, com facilidade, materiais e instrumentos de arte.
O professor deve estimular as crianças a experimentar diferentes maneiras de usar os diversos tipos de materiais e objetos
O professor de artes também poderá mostrar às crianças novas maneiras de usar materiais conhecidos. Usar a cola para fazer um desenho e depois jogar areia, purpurina, açúcar refinado colorido, pó de serra, sobre o desenho. Estimule-as a experimentar diferentes maneiras de usar o giz: ralando-o sobre a areia para fazer areia de diferentes cores; molhando a ponta em uma mistura de açúcar com água ou leite para produzir o efeito de uma pintura; ou simplesmente usando o lado comprido, em vez da ponta, para pintar uma faixa mais larga de cor.
Objetivos das artes visuais para crianças de 0 a 3 anos :
-Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
-Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
A criança deve produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura e da modelagem, desenvolvendo o gosto pelo processo de criação.
Objetivos das artes visuais para crianças de 4 a 6 anos:
-Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais), com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
-Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Por Andréa Oliveira.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Entre os cursos, destacam-se:
Curso CPT Educação Infantil - Conhecimento de Mundo
Curso CPT Educação Infantil Formação Pessoal e Social
Curso CPT Desenvolvimento da Linguagem Matemática
Curso CPT Educação Infantil - Linguagem Oral e Escrita
Curso CPT Artes Plásticas na Educação Infantil
Curso CPT Teatro na Educação Infantil
Curso CPT Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.