WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação ambiental para crianças

Na semana do meio ambiente, confira os artigos do portal CPT sobre educação ambiental infantil

 

Cuidar do meio ambiente é cuidar de nossa casa, a Terra. Foto: Stock.XCHNG

Como será o futuro de nosso planeta? Estamos preparados para ele? Isso dependerá do nosso grau de comprometimento e o de nosso filhos com as questões ambientais de hoje. As crianças têm um papel fundamental nesse processo de manutenção daquela que é a casa da humanidade, a Terra. Elas têm nas mãos o poder de dar continuidade a comportamentos sustentáveis, já nós, adultos, temos o dever de deixar para elas esse legado. No Brasil, já começaram as movimentações para o dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Que tal nos envolvermos, sobretudo nos informando sobre o que fazer para cuidar do meio ambiente e como ensinar esse estilo de vida às crianças? Para engrossar as comemorações, nesta semana, o portal CPT – Centro de Produções Técnicas publicará uma série de artigos especiais sobre educação ambiental.

De acordo com a definição da Agenda 21, o objetivo da educação ambiental é "desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos".

Mas, não bastar saber esse conceito, é preciso aprofundar os conhecimentos sobre os desafios nessa área e lutar pela busca de soluções. Esse é o exercício de nossa cidadania. Mas, como introduzir as crianças nessas ações? Como apresentar a elas a relação que o homem deve ter com o meio ambiente? Como mostrar a importância dos elementos que compõem essa interação?

Antes de tudo, é preciso que os educadores (sejam pais ou professores) se façam uma pergunta: estamos em condições de praticar a educação ambiental? "Devemos considerar que um programa de educação ambiental tem poucas chances de sucesso se nós mesmos não estivermos conscientes da importância de cuidarmos de nosso meio ambiente, ou seja, do ambiente em que vivemos", é o que afirma Ginia César Bontempo, especialista em educação ambiental infantil, professora do curso Educação Ambiental Infantil, elaborado pelo CPT.

Sendo assim, é hora de participar efetivamente das práticas de conscientização e de preservação ambiental, fazendo assim perpertuar esse comportamento para as gerações futuras. Acompanhe a programação dos artigos especiais que serão publicados nesta semana.

Terça, recursos naturais;
Quarta, educação infantil e educação ambiental;
Quinta, pedagogia de projetos;
Sexta, arte ambiental e atividades.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!