WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Contação de histórias estimula hábito de leitura, criatividade e espírito crítico

Busque capacitação e se torne um exímio contador de histórias

 

O contador de histórias usa estratégias que ajudam a prender a atenção do público

Para as crianças, o contato com o mundo dos livros é sempre revelador e marcante. A literatura infantil leva mais que o simples conhecimento sobre histórias aos seu público leitor, ou ouvinte. Por meio de atividades como a contação de histórias, por exemplo, um universo de ideias e novos mundos a serem desbravados são apresentados.

Assim, entre outros benefícios, essa vivência possibilita o desenvolvimento intelectual e educacional em todas as fases da vida, especialmente na infância.

Os profissionais da educação sabem que essa experiência é indispensável, pois influencia o desenvolvimento das linguagens oral e escrita. A fala é nosso principal meio de comunicação, portanto, é por meio da interação propiciada pela comunicação oral que as crianças absorvem informações sobre o mundo a sua volta e constroem a própria expressividade. O processo do aprendizado da comunicação oral não é apenas a memorização de palavras, é o resultado do encontro das emoções com o pensamento e os sentidos.

Dessa forma, a contação de histórias mostra-se como uma rica oportunidade para a disseminação de informações que contribuem para a internalização de elementos formais e informais da língua portuguesa, o que colabora diretamente para a escrita. Além disso, estimula a criatividade, o espírito crítico e a habilidade de interpretação das crianças.

Como contadores de histórias, pais e professores são peças fundamentais nessa experiência durante a fase da infância de filhos e alunos. Mas, a narrativa bem executada depende de técnicas e conhecimentos especializados. Por isso, capacitar profissionais da educação infantil é o propósito do Curso Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicos.

Tornar-se um contador de histórias exige preparo, assim é possível desenvolver um trabalho embasado em conceitos e práticas que podem levar o professor a utilizar de forma eficiente recursos de leitura, na compreensão e interpretação dos textos. Para conhecer estratégias usadas na contação de histórias, bem como fundamentos para essa atividades, acompanhe os artigos especiais desta semana.

Quarta, 26, a arte da contação de histórias;
Quinta, 27, materiais e local;
Sexta, 28, técnicas do contar.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!