WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como se estrutura um conto infantil

Há contos modernos de excelente qualidade que não correspondem à estrutura tradicional, como introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão.

Como se estrutura um conto infantil

 

A estrutura do conto é também um fator importante. Existem ótimos contos modernos que não correspondem à estrutura tradicional (introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão), com sequências cronológicas, porém, ao menos no começo, é preferível escolher contos que tenham essa estrutura tradicional, até que o contador tenha pleno domínio técnico da narração, para constituir o ritmo e as marcações próprios de um conto moderno. A palavra conto é aqui utilizada em sentido amplo: conto, relato, mito, lenda, fábula, crônica.

Apresentação

A apresentação não faz parte do conto. Nela o contador apresentará o autor, o título e, se for necessário, algumas informações sobre sua origem, no caso de uma lenda indígena, por exemplo”, afirma a professora Maria Oliveira Cortes, do Curso Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


Introdução

Deve ser clara e precisa, criando a ação. Geralmente, as primeiras palavras indicam se é uma história verdadeira ("Quando eu nasci..."), um conto de fadas ("Era uma vez..."), uma lenda ("Naquela aldeia..."), um conto de amor ("Nunca se viu um amor tão lindo..."). É importante lembrar que a introdução tem a mesma importância que o fim do conto.

Desenvolvimento

É nesta parte que se resolvem todas as dúvidas do público para a compreensão da trama, por isso, é necessário não omitir detalhes. O desenvolvimento deve ter clareza e uma sequência lógica que faça fluir o conto com harmonia.

Clímax

Este é o ponto culminante do conto. O contador deve dar muita ênfase e entonação, nesse momento, deve ter capacidade de poder transmitir toda a emoção desse instante.

Conclusão

Deve ser rápida e clara. A voz e a entonação não devem cair. Se o conto tem alguma mensagem, esta deve ser deixada a cargo do entendimento do público, cabendo ao narrador dar-lhes os elementos.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil.

 

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!