WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Como estudar estatística?

A estatística é uma matéria cumulativa e cheia de conceitos e fórmulas

Estatística - imagem ilustrativa

Rogério Pinto, professor do Curso CPT Estatística Descritiva, lança o questionamento: Imagine agir nos diferentes campos da sua vida de maneira racional, tendo base em dados e analisando todos os riscos e possíveis resultados? A estatística pode te ajudar a tomar as melhores decisões, sejam elas nas atividades pessoais ou profissionais.

A estatística possui diversos conceitos e fórmulas básicas que devem ser aplicados corretamente na prática. É um dos conteúdos mais cobrados em diversas provas e concursos, o que torna grande o número de estudantes dessa matéria. Conceitos como média aritmética, mediana e desvio padrão podem ser aprendidos de forma simples.

A seguir, apresentamos algumas formas de se estudar estatística:

Leitura atenta

Na verdade, essa dica serve para qualquer conteúdo estudado. Na estatística, se justifica pelo fato de que cada palavra e cada símbolo em um problema é importante, tornando importante a leitura atenta para que toda informação necessária seja absorvida. Para quem tem um pouco mais de dificuldade, pode-se realizar anotações de cada parte da equação ou do valor que está sendo solicitado, por exemplo.

Lápis e papel

Durante os estudos, é comum que, nos textos, você se depare com diversos conceitos e fórmulas. Quando isso acontecer, anote-os para que a memorização seja facilitada, ainda que as respostas já estejam apresentadas ou que os conceitos e as fórmulas estejam representados de forma simplificada.

Extras

Cada problema resolvido para que se compreenda uma fórmula, por exemplo, pode se tornar mais dois: ao se deparar com um muito difícil, resolva problemas extras, que te ajudarão na prática. Caso o material não possua atividades extras, busque na internet ou peça a alguém que tenha conhecimento do conteúdo.

Conceitos

Foque nos conceitos e não nas fórmulas, pois, ao aprendê-los, você entende o que cada fórmula significa e para que ela serve, em vez de ficar decorando fórmulas longas e complicadas e ainda correr o risco de esquecer alguma parte.

Conceitos simples

Os dois conceitos mais simples da estatística são média e mediana. Partindo-se desses, que são mais básicos, é possível ir evoluindo até os mais complicados. O cálculo da média é feito a partir da soma de todos os números de um conjunto, dividindo o resultado pelo número de itens do conjunto, por exemplo.

Pausa

Ao encontrar problemas difíceis, faça uma pausa ou um pequeno intervalo. É comum que, durante muito tempo de estudo, nossa mente tenha mais dificuldade em enxergar a “respostas”. O recomendado é dar 15 a 20 minutos de pausa para que seu cérebro desacelere.

Revisão

Diferentemente de outros conteúdos, a estatística é cumulativa, isto é, não é possível aprender o “novo” se você esquece o que já foi aprendido. Logo, a revisão regular de conceitos, fórmulas e anotações torna-se essencial para que você consiga aprender os novos mais facilmente.

Disciplina

Para quem estuda de forma autônoma, além de realizar os exercícios de forma honesta, deve-se organizar todas as anotações e manter um ritmo de estudos que não prejudique seu sono, por exemplo. Foco é a palavra de ordem para que você consiga aprender estatística por conta própria.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Educação:

Estatística Descritiva
Estatística: Análises de Probabilidade e Processos Decisórios
Matemática Essencial para o Dia a Dia

Fonte: WikiHow – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!