
O TDAH é um distúrbio habitualmente de longa duração (frequentemente se estendendo até a idade adulta), e se manifesta por três grupos de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
O que vai caracterizar uma criança com TDAH é que ela, com frequência, apresenta essas características de inquietação, desconcentração e dificuldade de segurar os impulsos. "É preciso cuidado para não taxar de hiperativa qualquer criança que se mostra inquieta, sem antes procurar saber o que está acontecendo com ela", explica a professora Luciana Fiel do curso A Criança e o TDA/H
Algumas características mais eminentes:
- A criança tem pouca capacidade de concentração, e com frequência comete erros em trabalhos escolares e provas, por puro descuido, não por desconhecer a matéria.
-É comum a criança com TDAH perder a atenção no que o professor está falando, e ficar pensando em coisas bem distantes das aulas.
-A criança tem grande dificuldade de fazer os deveres de casa sozinha, porque se distrai a todo instante, interrompe, demora muito tempo. É natural que queira adiar essas tarefas, ou até chega a ponto de esconder dos pais que existem deveres a serem feitos.
- Quando a criança está fazendo algo que é do seu interesse, como ver TV, jogar videogame etc., ela é capaz de ficar tão concentrada que parece não escutar se for chamada.
- É em geral muito desorganizada com seus pertences e na maneira com que tenta fazer a coisas. Costumam deixar um rastro dos seus pertences por onde vão passando, e logicamente quando precisam de um desses objetos não se lembram onde os deixaram.
-A criança é muito ativa, inquieta, tem dificuldade de ficar sentada na sala de aula, ou numa missa. Quando é forçada a ficar sentada, como acontece na escola, fica se revirando na cadeira o tempo todo, ou então adormece.
- Ela fala quando não deve, interrompe as pessoas, responde sem ouvir a pergunta por inteiro. Têm baixa tolerância à frustração, não suportam uma resposta negativa.
O diagnóstico do TDAH é eminentemente clínico. Exames complementares são importantes, quando o profissional está investigando a possibilidade de a criança apresentar um outro problema associado ou alternativo em relação ao TDAH.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Educação Infantil
Por Anna Luiza Mariquito.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.