WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Brinquedos com sucata e dobradura enriquecem a atividade escolar

A atividade lúdica ajuda a criança a estabelecer e desenvolver a sociabilidade, aumentando suas experiências

A aprendizagem ocorre em atividades rotineiras, como brincadeiras e situações pedagógicas intencionais. Brinquedos, jogos e brincadeiras não servem apenas para divertir e distrair, são uma das principais formas de descoberta de si mesmo, dos outros e do mundo.

Brincadeiras

A relação entre brincadeira, conhecimento e personalidade é grande.

Um brinquedo pode ser visto de maneiras diferentes na infância, seja como recolhimento e consolação; estímulo à autonomia ou associação do coletivo; meio para realização, cooperação e progresso; seja como novidade, distração e informativo. A relação entre o brincar e o desenvolvimento do conhecimento e da personalidade é grande. Crianças que brincam mais, provavelmente, serão adultos mais preparados para a vida. Brincar educa, ajudando a criança a adquirir o conhecimento técnico, o papel e os valores que serão necessários na idade adulta.

Atividade lúdica

A atividade lúdica ajuda a criança a estabelecer e desenvolver a sociabilidade, aumentando suas experiências e ensinando que é permitido errar. Ela percebe que, mesmo se errar, terá outra chance para tentar acertar, sem críticas destrutivas. A brincadeira tem o poder de instigar a criatividade, favorecendo toda a expressão da personalidade e desenvolvendo, de forma sadia, a sexualidade.

Jogo de argolas

Com os materiais de sucata, pode-se criar os mais variados e interessantes jogos.

As crianças podem transformar sucata em brinquedos. Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para lhes ensinar a importância da reutilização do lixo. Com os materiais de sucata, pode-se criar os mais variados e interessantes jogos, praticamente sem gastos. Esses podem envolver conteúdos diversos como matemática, ciência, entre outros.

Um dos jogos que os pequenos adoram é o de argolas. Para prepará-lo são necessárias 10 garrafas descartáveis, cheias com papel crepom de cores diferentes e numeradas de 1 a 10. Coloque uma porção de areia no fundo das garrafas, para que elas não caiam; e recorte o papel fantasia em forma de argolas, no tamanho que caiba nas garrafas.

Esse jogo desenvolve a percepção viso-motora e auxilia as crianças a identificar cores, bem como a relação número/quantidade, classificação e correspondência.

Dobraduras

As crianças com idade entre quatro e seis anos desenvolvem dobraduras que exigem no máximo quatro ou cinco movimentos. Os primeiros são: dobrar um papel ao meio, abri-lo e depois novamente dobrar ao meio. Dobrar na diagonal também é importante.

O papel mais adequado para a realização da dobradura é o espelho, que tem um lado branco e outro colorido. Com a prática e usando a criatividade, além do papel e da cola, poderão ser utilizados materiais diferentes como papéis de revista, papéis desenhados, purpurinas, retalhos de tecido e fitas.

O cata-vento é um objeto próprio para brincar ao ar livre.

Cata-vento

O cata-vento é um objeto próprio para brincar ao ar livre. Para confeccioná-lo é preciso utilizar papel fantasia, espetos de madeira e cola branca. Recorte um pedaço do papel, na forma de quadrado. Dobre-o nas duas diagonais, deixando as marcas das dobras bem visíveis.

Corte as diagonais, sem, contudo, atingir o centro do papel, deixando uma pequena parte sem cortar. Cole as pontas recortadas no centro até formar o lindo e divertido brinquedo.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

josiane da silva

23 de ago de 2013

oi gostei bastante queria saber se vc tem algumas ideias de animais de sucata.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de ago de 2013

Olá, Josiane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Com o material de sucata, a criança, sob orientação do professor, pode confeccionar variados tipos de enfeites, brinquedos e jogos. Esse material confeccionado de acordo com a criatividade de cada um pode envolver diversos conteúdos como: matemática, ciências, entre outros.

Tartaruguinha de sucata:

A tartaruguinha será confeccionada pelas crianças com embalagem PET de refrigerante vazia, que poderá ser traga de casa. Junto à professora, as crianças poderão pesquisar sobre a vida animal, usando o objeto confeccionado também como porta-treco.

Material usado:

Garrafa de 2 L de refrigerante vazia, de preferência garrafa de guaraná, porque é verde;

Papel cartão amarelo, marrom ou branco;

Cola quente;

Tesoura;

Cola; e

Canetinha preta.

Confecção:

- Cortar a garrafa em baixo, em cima de uma listra;

- Recortar o corpo da tartaruguinha em papel cartão;

- Recortar o rabo e a cabeça da tartaruguinha;

- Desenhar com canetinha preta os detalhes do oho na cabeça da tartaruiguinha;

- Colar o rabo e a cabeça com cola quente, no recipiente da garrafa;

- Sobrepor a parte de plástico em cima do recorte do corpo da tartaruguinha.

Para mais informações conheça o Curso CPT Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!