WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A importância do movimento para as crianças

O movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas

A criança e o movimento

 

O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança. Desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. A partir daí, ela vai gradativamente aperfeiçoando os movimentos, para entender o mundo a seu redor. Com isso, passa a manusear objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar, brincar. Enfim, a crianças utilizam o movimento como meio de expressar suas emoções e seus pensamentos.

Portanto, o movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas. Por isso, a escola deve criar situações favoráveis para que a criança se desenvolva de tal forma que amplie os conhecimentos sobre si mesma, explore o ambiente físico e social e supere desafios.

Segundo o professor Rodrigo William Ferreira, do Curso CPT Educação Física Infantil, duas das principais características da criança, desde o nascimento, são a curiosidade e a capacidade de se movimentar, ambas fundamentais aos seres humanos. E é na escola que tais características podem ser potencializadas, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento integral da criança.

Cabe aos professores, em especial ao professor de educação física, estimularem as crianças para que elas percebam seus recursos corporais, bem como suas capacidades e limitações. Os educadores devem criar inúmeras possibilidades para que os pequeninos sintam-se seguros e livres para aperfeiçoarem suas habilidades motoras.

Mas como os professores podem trabalhar o movimento com suas crianças?

Recortar papéis, fazer dobraduras, fazer nós e laços são ótimos exercícios para trabalhar na criança a coordenação motora fina.

Desenhar seu corpo em tamanho real e cantar dando nomes às partes do corpo são excelentes meios para se trabalhar o esquema corporal.

Acompanhar músicas com instrumentos de percussão, marchar ao som de músicas e pular corda desenvolvem o ritmo na criança.

Caminhar na ponta dos pés, andar com um ovo na colher e sustentar-se em um só pé são atividades que desenvolvem o equilíbrio na criança.

Pular obstáculos, dar cambalhotas, saltar, rolar, correr e andar trabalham a motricidade ampla na criança.

Brincar de “estátua” e seguir o ritmo do colega são atividades que desenvolvem na criança a organização espaço-temporal.

Chutar a bola ora com um pé ora com o outro, cantar nomeando os lados do corpo desenvolvem a lateralidade na criança.

Brincar de quente ou frio, claro ou escuro, alto ou baixo são atividades excelentes para desenvolver na criança a percepção.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: RCN (Vol.3) e Educar para Crescer.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Nair Rodrigues de Lima

22 de dez. de 2015

Amei, conhecer os artigos, o material pelo pouco que se vê, com certeza é maravilhoso. Breve estarei estudando online da Educação. Feliz. Natal Professora Nair Lima.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de dez. de 2015

Olá, Nair!

Que bom que gostou ficamos felizes.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!