8 dicas para cuidar dos seios durante a gestação

A gestante deverá proporcionar uma boa sustentação aos seios com o uso constante de um bom e confortável sutiã, desde o início. Assim, os seios voltarão a ser tão firmes como antes.

Bomba para seios

 

As massagens e o preparo do mamilo para a amamentação começam a partir do 7º mês de gestação, pois uma estimulação intensa nos primeiros meses poderá provocar contrações e antecipar um parto prematuro. As glândulas são formadas por uma certa quantidade de células produtoras de leite e seus pequenos ductos que se agrupam em cachos ao redor dos condutos encarregados de recolher o leite. Em cada seio, há vários desses cachos, e seus respectivos condutos convergem em outros, mais dilatados, que desembocam no mamilo. A maior parte do crescimento dos ductos e do aumento do peso e tamanho dos seios ocorre durante o primeiro trimestre. A gestante deverá proporcionar uma boa sustentação com o uso constante de um bom e confortável sutiã, desde o início. Assim, os seios voltarão a ser tão firmes como antes, assim que terminar este período.

Massagens e exercícios

O objetivo das massagens e exercícios é deixar a região do mamilo mais resistente e fortalecida para a sucção, evitando, ou pelo menos amenizando, as fissuras dos mamilos que ficam doloridos nos primeiros dias de amamentação.

1 - Evite cremes e óleos na região dos mamilos pois esses hidratam e amaciam a pele, e quanto mais delicados e sensíveis forem os mamilos, mais chances de fissuras acontecerem.

2 - Procure expor as mamas ao sol, gradativamente, todos os dias, por 10 a 15 minutos.

3 - Na impossibilidade de tomar sol, você poderá usar limão puro na região da auréola e do mamilo, para deixá-los mais firmes. Atenção: quando passar limão, não tome sol.

4 - Faça um buraquinho em um soutien velho, para que os mamilos possam roçar constantemente nas roupas. Isso os tomará menos sensíveis e mais resistentes.

5 - Com uma toalha de rosto ou uma bucha vegetal macia, procure friccionar o mamilo diariamente, em movimentos em cruz, quinze vezes para os lados e quinze vezes para cima e para baixo.

6 - Com a ponta dos dedos - indicador e polegar, faça suaves rotações nos mamilos. Esse exercício é ótimo para alargá-los e deixar rígida a junção do mamilo na auréola.

7 - Para fortalecer e preparar a região aureolar - local que o bebê irá abocanhar o seio - com a mão em forma de concha, aperte delicadamente a auréola e faça 15 movimentos para cima, 15 para baixo e 15 para os lados.

8 - Para os mamilos pouco profusos ou pouco desenvolvidos, friccionar com os dedos indicadores no sentido horizontal e vertical, 10 vezes ao dia.

Por Silvana Teixeira.

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