WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de coco para consumo de água

O coqueiro é uma das plantas arbóreas mais úteis do mundo

Um soro fisiológico natural que hidrata o organismo e combate as irritações gastrintestinais. Em função de suas qualidades, a demanda por água de coco vem aumentando dia-a-dia.

O coqueiro é uma das culturas possíveis de gerar um sistema auto-sustentável de exploração.

O coqueiro é uma das plantas arbóreas mais úteis do mundo. Conhecida como a árvore da vida, ela tem um papel importante na vida das pessoas que habitam as regiões tropicais húmicas e, indiscutivelmente, tem tanta importância nos dias de hoje como em tempos passados. Constitui-se na mais importante das culturas perenes possíveis de gerar um sistema auto-sustentável de exploração como provam vários países do continente asiático.

 

O coqueiro fornece não somente alimento, água e óleo de cozinha, mas também folhas para telhados de palha, fibras para cordas, tapetes e redes, casca que pode ser usada como utensílios e ornamentos, açúcar e álcool podem ser feitos da seiva de sua inflorescência e inúmeros outros produtos elaborados de partes da planta. O coqueiro também é muito utilizado como planta ornamental em casas, parques e jardins.

 

A cocoicultura, antes restrita à região Nordeste do Brasil, com a finalidade de produzir coco seco para a indústria, nos últimos anos cresceu muito na região Sudeste e vem se interiorizando cada vez mais e em regiões onde pouca gente acreditava ser possível a sua exploração comercial. Diferente da região Nordeste, as culturas implantadas destinam-se a produção do fruto "in natura", para o consumo da água nas regiões litorâneas e nos grandes centros consumidores.

 

A crescente busca por uma vida mais saudável, tem aumentado o consumo de produtos naturais livres de conservantes. A água de coco, além de ser um produto natural, tem um sabor agradável, é rica em potássio e sais minerais que hidratam e refrescam.

 

Para a produção de frutos verdes, o coqueiro Anão é o mais adequado, pois, com cerca de três anos e meio, já se obtêm as primeiras colheitas. Ele produz um maior número de frutos por planta ano, sendo seus frutos mais uniformes e arredondados, com casca menos espessa, facilitando o transporte e a comercialização. Sua água possui um melhor sabor, sendo, portanto, o mais plantado na região Sudeste.

 

Antes da implantação da cultura é necessário o conhecimento técnico da cultura e uma análise das condições de mercado da região, para a obtenção de um retorno econômico com a cocoicultura. O coqueiro não necessita de elevados investimentos iniciais. É uma cultura em que se colhe os frutos o ano inteiro, o que permite ao produtor rural um fluxo de caixa bastante equilibrado, com renda mensal.

 

Muitos produtores vêm tendo um alto retorno econômico com a cultura quando conduzida corretamente, comercializando os frutos diretamente ou até mesmo envasando a água, conservando-a por um período mais prolongado, podendo ser transportada a longas distâncias e até mesmo exportada.

 

Em conjunto com o CPT - Centro de Produções Técnicas surgiu a oportunidade de produção de um curso consituído de livro interativo com filmes que mostram a prática sobre Produção de Coco Anão para Consumo de Água. Estes curso permitirá que esta cultura, tão promissora no Brasil, seja melhor conhecida e compreendida por um grande número de produtores rurais, estudantes das áreas agrárias e pessoas interessadas.

 

O curso mostra a implantação da cultura, os tratos culturais necessários, as principais pragas e doenças, a colheita e comercialização do fruto. É feita, também, uma abordagem sobre as variedades, as características da planta e o solo e clima mais adequados. São apresentados relatos de produtores que estão investindo e tendo sucesso com a cultura bem como as dificuldades encontradas por estes.

 

A cultura do coqueiro anão é um assunto novo para a maioria, portanto, não se tem a pretensão de divulgar todas as informações disponíveis da cultura, porém, todos aqueles que assistirem ao filme terão condições para se iniciarem na atividade, não deixando de ressaltar, que o acompanhamento de um engenheiro agrônomo no planejamento e execução da implantação e condução da cultura, é de suma importância para o sucesso da atividade.

 

Luiz Ângelo Mirisola Filho
Engº Agrônomo, Doutor em
Fitotecnia pela UFV, Especialista em Coqueiro Anão
Coordenador Técnico dos cursos
"Produção de Coco Anão" e
"Irrigação do Coqueiro Anão"

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!