WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Coco orgânico destaca-se entre os produtores do fruto

No plantio do coco orgânico a principal preocupação consiste em causar a menor agressão possível ao meio ambiente

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1810/m-coco.jpg

A cultura do coqueiro, que é uma das que mais tem crescido nos últimos anos, no Brasil, vem destacando-se, também, na agricultura orgânica.

A crescente demanda por produtos orgânicos, verificada no mercado alimentício; a busca por uma agricultura sustentável, que seja livre de produtos químicos, como os fertilizantes e os agrotóxicos, cada vez mais utilizados no controle de pragas e doenças em plantas; e as possibilidades de se produzir com menores custos, e ainda assim, praticar uma agricultura sustentável, são as principais razões que têm proporcionado o crescimento da agricultura orgânica.

Embora existam, hoje, inúmeros produtos de origem orgânica, verifica-se, com mais notoriedade, um maior crescimento nas áreas de produção para consumo in natura, ou seja, na horticultura e na fruticultura. Nesse sentido, a cultura do coqueiro, que é uma das que mais tem crescido nos últimos anos, no Brasil, vem destacando-se, também, na agricultura orgânica. Para se ter uma ideia, já existem diversas áreas cultivadas com coqueirais orgânicos, e há um interesse muito grande por parte de muitos produtores, inclusive daqueles que já produzem coco de forma convencional, em praticar a coconicultura orgânica.

O plantio do coco orgânico é bastante diferente da forma como é feito em cultivos convencionais. Nesse sistema não existem preocupações com o preparo do terreno, como arações profundas e inversão das camadas do solo. Ao contrário, a principal preocupação, nesse caso, consiste em causar a menor agressão possível ao meio ambiente. Recomenda-se fazer o plantio do coqueiral orgânico na época das chuvas, para se obter melhores condições de pegamento da muda.

Com o objetivo de apresentar as principais informações a respeito do cultivo orgânico do coco, tanto para o consumo in natura, ou seja, da água, como para a industrialização da polpa do coco seco,  mostrando os princípios e a técnicas de produção aplicadas na agricultura orgânica, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Cultivo Orgânico de Coco” no qual você receberá informações do professor Adoniel Amparo, produtor e consultor em agricultura orgânica.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1810/m-cultivo-organico-coco.jpg

O plantio do coco orgânico é bastante diferente da forma como é feito em cultivos convencionais.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Um coqueiral já implantado pelo sistema convencional poderá ser convertido em coqueiral orgânico, mas essa medida deverá ser adotada apenas por aquelas pessoas que cultivam coco pelo sistema convencional e que decidiram adotar o sistema orgânico de cultivo. Nesses casos, não justifica erradicar um coqueiral para começar outro, mesmo porque o solo certamente estará contaminado com agrotóxicos. Também é possível desintoxicar os coqueiros já existentes, fazendo com que eles venham, em um prazo não muito longo, a serem classificados como orgânicos.

Mas, independente disso, qualquer produto, para ser considerado orgânico, deverá passar por um processo de certificação, junto a um órgão competente que toma como base as normas disciplinares para a produção, tipificação, processamento, envase, distribuição, identificação e certificação da qualidade de produtos orgânicos, sejam de origem animal ou vegetal, editada e regulamentada em 17 de maio de 1999, pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Clarissa Pellin Dutra

13 de nov. de 2021

Boa tarde! Trabalho com orgânicos e gosto muito de usar côco nas minhas receitas. Entretanto estou com dificuldade de encontrar côco orgânico. Poderiam me indicar onde posso encontrar? Muito obrigada pela atenção. Ficarei no aguardo!

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jan. de 2022

Olá, Clarissa! Como vai? 

Ficamos felizes com sua visita em nosso site! 

O CPT trabalha com a disponibilização de cursos e capacitações a distância, não fazemos indicações de fornecedores. Recomendamos que você procure/informe em sua cidade ou região. 

Abraço! 

Lorena Tolomelli. 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!