WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Coco anão, o fruto de mil e uma utilidades

Todas as sua partes são aproveitáveis como matéria-prima para o artesanato, alimentação, agroindústrias, dentre outros

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1723/m-coqueiro-anao.jpg

A cultura do coco anão é considerada uma das atividades agrícolas de maior retorno financeiro.

A cultura do coco anão é considerada uma das atividades agrícolas de maior retorno financeiro, tendo em vista seu elevado consumo, principalmente “in natura”, em todo o mundo. Muito além da regiões litorâneas, hoje o cultivo desse fruto se expandiu para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo Sul, que antes não eram consideradas propícias para a implantação. O Brasil é o quarto maior produtor mundial, com uma produção pouco superior a 3 milhões de toneladas, em uma área colhida de 280,8 mil ha, concentrando sua produção no Nordeste do país.  

Considerado por pesquisadores como a árvore da vida, é um dos principais recursos vegetais da humanidade. Todas as sua partes são aproveitáveis: raiz, caule, folha, inflorescência e fruto podem ser utilizados como matéria-prima para o artesanato, alimentação, agroindústrias, dentre outros. A  casca do coco é usada na fabricação de cordas, tapetes, chapéus e encosto de veículos. O óleo é amplamente usado como óleo de mesa e também na produção de margarina, glicerol, cosméticos, detergentes sintéticos, sabão, velas e fluidos para freio de avião.

Uma das suas principais utilidades atuais, no Brasil, com grande perspectiva de uso internacional, é a água de coco. Em pesquisas sobre o setor de bebidas, a Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café - descobriu que o consumo de água de coco é um dos que mais crescem no país, estimado em 350 milhões de litros por ano, sendo 300 milhões na forma "in natura".

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1723/m-agua-de-coco.jpg

O consumo de água de coco é um dos que mais crescem no país.

Composta de  93% de água e 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais, a água-de-coco tem grande valor nutricional e não engorda, ajuda no bom funcionamento do nosso intestino e faz com que os alimentos sejam digeridos mais rapidamente. Rica em potássio e sódio, é totalmente indicada para o verão, pois repõe com rapidez as perdas de minerais que saem através do suor e da urina e ainda ajuda a evitar a desidratação dentre vários outros benefícios para saúde.

Diante das vantagens da produção de coco anão, as técnicas de cultivo, já existentes, foram aprimoradas, e outras, mais eficientes, foram desenvolvidas e colocadas à disposição dos produtores.

Com o objetivo de permitir que essa cultura, tão promissora no Brasil, seja melhor conhecida e compreendida por um grande número de produtores rurais, estudantes das áreas agrárias e pessoas interessadas, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Produção de Coco Anão para Consumo de Água”, no qual você receberá informações do Dr. Luiz Ângelo Mirisola Filho, especialista em cultivo do coqueiro anão pela Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O coqueiro anão produz durante todo o ano, sendo possível colher entre 14 e 18 cachos em uma mesma planta. A qualidade do fruto é muito importante para a sua comercialização. Sua colheita para consumo de água é feita com a utilização de um facão para cortar os cachos, sendo que se deve ter muito cuidado para que os mesmos não caiam no chão, evitando a ocorrência de lesões.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jorge Mário Guimarães dos Santos

14 de out de 2016

Boa noite, Prezados. Gostaria de ver se possível uma publicação sobre o óleo de coco extra virgem. Obrigado !

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2016

Olá Jorge Mário,

Agradecemos sua sugestão e informamos que a encaminhamos para o setor responsável.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Felipe Marques

10 de jan de 2013

Estou interessado no cultivo e plantio do coco anão para a comercialização de sua água e outras utilidades que ele possa ter. Gostaria muito de receber mais informaçoes e saber se esse curso de cultivo do coqueiro anão atende todas as necessidades para que um produtor comece seu plantio ;)

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jan de 2013

Olá, Felipe!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o curso Produção de Coco Anão para Consumo de Água, nossas consultoras emtrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!