WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

A adubação que propicia sombra e água fresca

A prática correta da adubação, além de favorecer o desenvolvimento da planta, contribui para a precocidade de floração

A cultura do coqueiro (Cocos nucifera L.), antes restrita à região Nordeste do Brasil, nos últimos anos vem se expandindo muito nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo Sul, principalmente, do coqueiro anão. Esta expansão se dá não só no litoral, mas também no interior dos estados e este fato deve-se principalmente ao grande aumento da procura e do consumo da água de coco verde, ou seja, "in natura", comercializada em maior parte na região litorânea e nos grandes centros.

A fertilização adequada da cultura do coqueiro também promove aumento de produtividade e a constância da produção.

A prática correta da adubação, além de favorecer o desenvolvimento da planta, contribui para a precocidade de floração, possibilitando antecipar o início da colheita e o retorno do capital investido. A fertilização adequada da cultura do coqueiro também promove aumento de produtividade e a constância da produção, diminuindo a queda prematura de frutos, possibilitando a emissão de maior número de folhas e cachos por ano e a produção de frutos mais uniformes de e melhor sabor.

De maneira geral, o coqueiro anão é plantado em solos arenosos de baixa fertilidade natural, o que leva a baixas produtividades. Mesmo sobre os melhores solos a contínua colheita de frutos esgotará o solo em um ou mais elementos reduzindo gradativamente a produtividade da lavoura. 

O curso aborda a maneira correta de realizar tanto as amostragens de solo como as amostragens foliares para a correta interpretação e recomendação da adubação do coqueiro.

O objetivo da fertilização é a correção das deficiências do solo, proporcionando à cultura umaconstância de suprimento de nutrientes requeridos, que garanta uma produção ótima. A determinação das necessidades de fertilizantes não é tarefa fácil. A análise de solo não é suficiente para evidenciar uma resposta à questão. Ela revela somente as condições do solo, mas não a exata necessidade da planta. O melhor indicador de suas necessidades é a própria planta. A técnica da análise foliar tem contribuído no conhecimento da situação nutricional da cultura do coqueiro anão. Somente com o uso destas ferramentas que a melhor fórmula de adubação pode ser determinada.

Plantas jovens, mal conduzidas, com adubações realizadas de maneira incorreta, podem resultar em plantas adultas com seu potencial produtivo severamente diminuído. Mesmo que seja estabelecido um programa adequado de fertilização das plantas já adultas, estas já estarão com sua capacidade produtiva comprometida para toda a sua vida.

Em conjunto com o CPT - Centro de Produções Técnicas, surgiu a oportunidade de produção do curso "Adubação do Coqueiro Anão". Este trabalho permitirá a identificação de sintomas de deficiências nutricionais, compreender melhor as práticas de adubação, bem como os principais fertilizantes utilizados na cultura do coqueiro anão, ainda tão promissora no Brasil, por um grande número de produtores rurais, profissionais e estudantes da área agrária e pessoas interessadas.

O curso aborda a maneira correta de realizar tanto as amostragens de solo como as amostragens foliares para a correta interpretação e recomendação da adubação do coqueiro. É feita também uma abordagem sobre os benefícios que a adubação correta proporciona à cultura, as principais classes de solos em que o coqueiro é cultivado e os principais nutrientes extraídos e exportados pela planta. São apresentados relatos de produtores que realizam um programa de adubação adequado para a cultura com sucesso, bem como as dificuldades encontradas por estes. É um trabalho que deve estar presente no acervo daqueles que já produzem coco, ou daqueles que querem iniciar a atividade.

Prof. Luiz Ângelo Mirisola Filho
Engº Agrônomo, Doutor em Fitotecnia e especialista em coqueiro anão.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!