WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual é a importância do conforto térmico na produção de suínos?

Papel importante da temperatura no desempenho dos suínos


O cuidado com a ambiência é importante para promover o conforto dos animais. A melhoria do ambiente de criação não apenas atende às legislações e às demandas dos consumidores por produtos de granjas que evitam o sofrimento dos animais, mas também visa aumentar a produção e melhorar os ganhos do produtor, explica o Prof. Dr. Rony Antonio Ferreira, do Curso CPT Mais Lucro na Produção de Suínos: Melhorando a Ambiência.


Um ambiente físico inadequado, especialmente em termos de temperatura e ventilação, impede que os suínos expressem todo o seu potencial genético. Isso resulta em índices zootécnicos e reprodutivos abaixo dos padrões, além de pesos e qualidades inferiores ao esperado na fase de terminação.


Os suínos modernos, geneticamente desenvolvidos para alta produção industrial, têm menos gordura e mais músculo em suas carcaças, o que reduz a proteção térmica quando filhotes e aumenta a produção de calor nas fases de crescimento e terminação. Eles precisam de meios para se aquecer quando jovens e para dissipar calor para manter o equilíbrio térmico no pós-creche.


Condições térmicas inadequadas nas granjas suínas podem resultar em até 19% menos ganho de peso na fase de creche, 14% menos na fase de crescimento e até 13% menos na fase de terminação. Portanto, é fundamental conhecer as exigências térmicas de cada fase do ciclo produtivo, as formas de troca de calor corporal dos animais, as propriedades dos materiais usados nas instalações, a dinâmica da incidência solar para a construção dos galpões, a ventilação predominante da região da granja, entre outros aspectos.


O ideal é manter o ambiente sempre dentro da faixa indicada pela zona de conforto térmico em todas as fases do animal. Fora dessa zona, os suínos sofrem alterações fisiológicas e bioquímicas significativas, utilizando sua reserva energética não para a conversão alimentar, mas para aquecimento ou dissipação de calor.


Formas Físicas de Troca de Calor na Suinocultura.

As formas de troca de calor aplicáveis na suinocultura são:

1. Trocas sensíveis:

◦ Radiação: não requer contato físico, apenas a diferença de temperatura entre o corpo do animal e o ambiente. Pode ocorrer por radiação solar (aquecimento) e radiação entre os indivíduos e o ambiente (dissipação de calor).

◦ Condução: ocorre quando o animal toca uma superfície mais fria, perdendo calor, ou uma superfície aquecida, absorvendo calor.


◦ Convecção: envolve a troca de moléculas, principalmente pela ventilação. É benéfica quando o animal precisa perder calor e a temperatura do vento é mais baixa que a corporal, mas pode ser prejudicial se o vento está mais quente que o animal.


2. Troca Latente:

◦ Evaporação: Utilizada quando as trocas sensíveis não são suficientes, ajudando na dissipação de calor sem troca direta de temperatura.


Quando a temperatura corporal dos suínos e a do ambiente são iguais, especialmente em dias muito quentes, é necessário promover a troca latente através da evaporação para regular a temperatura corporal dos animais.


Qual é a importância do conforto térmico na produção de suínos?

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da suinocultura. O Curso CPT Mais Lucro na Produção de Suínos: Melhorando a Ambiênciaoferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado,  desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos CPT na Área de Suinocultura.
Por Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?