WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais cuidados tomar com os leitões recém-nascidos?

Dicas práticas para garantir a saúde e sobrevivência dos leitões recém-nascidos


Na criação de porcos, a primeira semana após o parto é muito delicada porque muitos leitões podem morrer. Isso acontece principalmente porque alguns nascem fracos, o controle da temperatura não é suficiente, não se administra bem o colostro e o leite, e as porcas podem esmagar os filhotes se as celas não forem adequadas, explica o Prof. Dr. Paulo Henrique Reis Furtado Campos, do Curso Manejo de Leitões do Nascimento à Terminação.


Depois que os leitões nascem, é muito importante secá-los com papel toalha, começando pela cabeça e descendo pelo corpo, para tirar os líquidos e ajudar na respiração. Se algum estiver com dificuldade para respirar, pode-se fazer massagem no peito usando um movimento de sanfona para ajudar o diafragma e facilitar a entrada de ar. Também é útil soprar ar na boca do leitão ao mesmo tempo.


É muito importante amarrar e limpar o umbigo logo após secar os leitões para evitar infecções. Usa-se barbante com iodo, amarrando cerca de um dedo de distância do umbigo, e depois se corta e molha-se o resto do umbigo com iodo. O nó não deve ser apertado demais para não cortar o umbigo, e o corte deve ser feito longe do barbante para que ele não saia.


É necessário manter a temperatura na maternidade entre 30 ºC e 32 ºC para garantir que os leitões sobrevivam e se desenvolvam bem. Isso é feito usando escamoteadores e luz infravermelha para aquecer. Se a temperatura não estiver correta, os leitões podem se amontoar ou se espalhar demais, afetando negativamente seu bem-estar.


É fundamental orientar os leitões nas primeiras mamadas, incentivando-os a ingerir colostro, que fornece imunoglobulinas essenciais para sua imunidade. Em maternidades com grande número de leitões, é aconselhável numerá-los para garantir que todos recebam os cuidados necessários desde as primeiras horas, incluindo a ingestão adequada de colostro para nutrientes e proteção imunológica.


Depois de receberem os primeiros cuidados, os leitões devem ser colocados nos escamoteadores para se aquecerem, e quando estiverem mais fortes, podem ter contato com a mãe para começar a mamar. É essencial manter uma supervisão constante, já que 70% das mortes na maternidade ocorrem na primeira semana de vida, devido a problemas como esmagamento, sufocamento, falta de alimentação e infecções. Portanto, a atenção cuidadosa dos funcionários é essencial para reduzir esses riscos e garantir a saúde e sobrevivência dos leitões recém-nascidos.


Quais cuidados tomar com os leitões recém-nascidos?

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da área de suinos. Curso Manejo de Leitões do Nascimento à Terminaçãooferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado,  desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?