WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Criação de suínos em camas sobrepostas: espessura e revolvimento da cama

Você pode colocar 50 cm de cama de uma única vez ou colocar apenas 20 cm inicialmente, complementando o material à medida que a cama umedecer, em razão da presença dos dejetos

Criação de suínos em camas sobrepostas: espessura e revolvimento da cama   Artigos Cursos CPT

 

Se você pretende iniciar uma criação de suínos em cama sobreposta e tem dúvidas sobre a composição da cama, saiba que quanto à espessura cama deve-se colocar uma quantidade que atinja a altura de 50 centímetros do solo. “Você pode optar por colocar os 50 centímetros de cama de uma única vez, ou também pode colocar apenas 20 centímetros inicialmente e depois ir complementando o material, à medida que a cama vai umedecendo, em razão da presença dos dejetos”, afirma Prof. Remi José Sterzelecki, do Curso CPT Criação de Suínos em Camas Sobrepostas.

As camas devem ser sobrepostas umas às outras. Foi dessa prática que surgiu a designação desse sistema, como sendo de “camas sobrepostas”. Uma cama de 50 centímetros de profundidade é suficiente para absorver os dejetos produzidos durante um ano ou produzidos por três a quatro lotes de animais em fase de crescimento e terminação. Alguns criadores estão optando por colocar uma cama com 1 metro de profundidade. Segundo experiências, numa cama com essa profundidade não é necessário fazer o revolvimento.

Revolvimento da cama


O revolvimento da cama só é recomendável no inverno ou quando em temperaturas úmidas, uma vez que o revolvimento ajuda a liberar calor no ambiente, além de secar o material da cama. Em épocas mais quentes, o revolvimento da cama não é recomendável, uma vez que isso eleva a temperatura do ambiente, o que acaba sendo prejudicial aos animais. Em instalações maiores, o revolvimento pode ser feito com arado, daí a necessidade de se manter instalações altas e divisórias que possibilitem a entrada de máquinas e equipamentos.

Cuidados especiais com a cama


É importante observar que os animais também têm seus hábitos e sua disciplina. Normalmente, eles escolhem uma área das instalações para depositar seus dejetos. Geralmente, a área escolhida fica mais nos fundos das instalações, próxima da parede ou das divisórias. Deve-se ficar sempre atento para estas áreas. Quando elas apresentarem um grau elevado de umidade e de presença de dejetos, deve-se colocar uma nova camada do produto utilizado como cama e fazer um rápido revolvimento.

Quando a cama começar a apresentar uma cor muito escura, é sinal que está na hora de removê-la e providenciar a colocação de uma nova cama. Geralmente, quando se atinge essa fase, os animais também costumam apresentar-se com a pele mais suja que a costumeira.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- O que fazer com os dejetos da suinocultura? Transformá-los em A.D.U.B.O!

 Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!